Política

Clécio vê como uma evolução debate sobre indígenas e quilombolas em encontro de governadores

Foi aprovada, no 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, no Acre, criação das câmaras temáticas dos povos indígenas e da floresta, além da construção civil e habitação


 

Nessa sexta-feira, 12, durante o 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, no Acre, o governador Clécio Luís participou e destacou as câmaras temáticas da construção civil e habitação, além da setorial voltada aos povos indígenas e da floresta, que foram aprovadas pelos conselhos e estarão na programação da próxima edição do encontro, que acontecerá no estado de Rondônia.

 

“Incluir os povos tradicionais nas discussões do Fórum e do Consórcio nos legitima ainda mais na defesa da Amazônia. Colocar os indígenas e quilombolas diretamente nesses debates mostra uma evolução dos nossos encontros de gestores”, evidenciou o governador.

 

 

A temática da habitação e infraestrutura também foi abordada na reunião. O governador do Amapá reforçou a realidade da região amazônica como fator importante a ser considerado para investimentos e parcerias. “Esses dois temas são fundamentais porque garantem renda e emprego. Sabemos que construir dentro da Amazônia é diferente de outras regiões do Brasil”, reforçou Clécio Luís.

 

O Amapá também reforçou acordos de cooperação técnica com Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que buscam reduzir o número de famílias que vivem em vulnerabilidade social. Nas tratativas finais, foi definido que o 28º Fórum da Amazônia Legal ocorrerá em agosto de 2024, em Rondônia (RO). No primeiro semestre de 2025 acontecerá o 29º Fórum em Tocantins (TO) e em junho ou agosto de 2025, antes da COP-30, ocorrerá o 30º Fórum, no Amapá.

 

Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.

 

O evento conta, também, com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de institutos de terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

 


Deixe seu comentário


Publicidade