Política

Com emenda de Randolfe, AP terá pela 1ª vez aparelho para exames USG Transcraniano Doppler

No Amapá são 162 pacientes que realizam o tratamento de doença falciforme. A ultrassonografia de doppler é indicada para uma avaliação cerebral rápida e não invasiva.


O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou na manhã desta quinta-feira (18) que disponibilizou emenda parlamentar, na ordem de R$ 500 mil, para compra de um aparelho para exames USG Transcraniano Doppler.

“O aparelho não existe no Estado e o serviço não era prestado. Os parentes e as pessoas que têm a doença falciforme se mobilizaram e com o apoio da equipe técnica do Hemoap destinamos o recurso no orçamento da União, para o ano que vem meio milhão de reais, para comprar o equipamento de ultrassom Doppler, que será o equipamento para realizar estes exames indispensável para atender esses pacientes”, destacou o parlamentar.

De acordo com Elen Bittencourt, diretora-técnica do Hemoap, a previsão é que os recursos sejam liberados entre os meses de abril e maio de 2022. “O Hemocentro, com sua equipe técnica e administrativa, está preparado pra dá andamento neste processo que é muito importante para o estado, principalmente para que as famílias possam fazer esse exame aqui no Hemoap”, ressaltou a diretora.

A vice-presidente da Associação das Pessoas com Doença Falciforme, Lindaci Viana, contou que teve dificuldades com o filho pela falta do aparelho no Amapá e avalia positivamente a destinação do recurso.

“Esse equipamento é muito importante para todos os pacientes falciforme, porque as pessoas com 2 até 16 anos precisam passar por esse exame para identificar se esse paciente está correndo risco de sofrer um AVC e para entrar no protocolo de tratamento. Então é muito gratificante para nós termos esse aparelho no estado. Estávamos há dois anos e sete meses sem realizar esse exame. Com essa emenda poderemos ter o exame aqui”, completou.


Deixe seu comentário


Publicidade