Política

Comissão da Alap volta a cobrar do governo informações sobre gastos com a Covid-19

A reivindicação é antiga, mas foi refeita por conta da substituição do ex-secretário estadual da saúde João Bittencourt pelo atual, Juan Mendes.


Foto: Reprodução/TV Assembleia

Em encontro nesta segunda-feira (01) com o governador Waldez Góes (PDT), a Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) voltou a solicitar informações sobre os recursos federais e do Tesouro Estadual destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus no Amapá.

 

A reivindicação é antiga, mas foi refeita por conta da substituição do ex-secretário estadual da saúde João Bittencourt pelo atual Juan Mendes, com um novo prazo para o cumprimento das solicitações.

 

“Nós, enquanto parlamentares, temos o dever e a obrigação de sabermos como está sendo aplicado os recursos, e, também, como está o funcionamento dos centros de atendimentos, abastecimento de medicamentos e a data para o funcionamento do Hospital Universitário para prestarmos conta com a sociedade, a mais atingida com a crise do novo coronavírus”, explicou a deputada Edna Auzier (PSD), presidente em exercício da Comissão.

 

Assim, o governo ganha mais oxigênio para o cumprimento das medidas apontadas pela comissão do legislativo, que se apresenta como uma importante aliada do estado no combate à pandemia do novo coronavírus.

 

Desde a sua criação, em março, os integrantes além de identificarem deficiências na assistência aos pacientes infectados, contribuem na elaboração de ações e votação de matérias consideradas importantes para acelerar o processo de achatamento da curva da doença.

 

“Estamos cumprindo com o nosso papel e mais do que fiscalizar, iremos contribuir com medidas que consideramos importantes para a execução das ações planejadas pelo Executivo para impedir o avanço da Covid-19 no estado e minimizar o sofrimento de todos por conta dessa terrível doença”, destacou o deputado Jory Oeiras (DC).

 

Em contrapartida ao apoio do legislativo, o governo prometeu melhorar o tempo de resposta com à comissão para que os parlamentares tenham condições de avaliar e também colaborar com o cronograma de ações de combate ao vírus.

 

Foi determinada a criação de uma equipe técnica que ficará responsável pelo envio dos documentos e informações solicitados pela comissão, dentro do novo prazo estipulado pelos legisladores. Essa mesma equipe passa a funcionar como porta-voz entre governo e comissão.

 

“Essa interação da Sesa com a Comissão vai ficar alinhada e passaremos a ter as respostas que tanto aguardávamos”, assegurou o deputado Paulinho Ramos (PL).

 

“É do nosso interesse fortalecer esse link com os parlamentares e iremos responder a todos os documentos oficializados para que sejam apresentados à sociedade trâmites adotados e providências tomadas”, sustentou o secretário Juan Mendes.

 

Mesmo licenciado, por causa da morte do seu pai, Alberto Monteiro de Andrade, vítima da Covid-19 na semana passada, o deputado Max da AABB (SD), presente na reunião na sede do Palácio do Setentrião nesta segunda-feira, 1, manteve o posicionamento sobre o papel da comissão em cobrar e pedir as informações necessárias sobre ações e aplicações de recursos no combate ao coronavírus.

 

“Tivemos a resposta que dos R$ 51 milhões disponibilizados ao governo, R$ 41 milhões permanecem na conta. A dificuldade do estado em conseguir contratar profissionais da saúde, adquirir medicamentos ainda continua sendo a alta procura e a elevação dos preços”, informou o parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade