Política

Comissão da Câmara aprova recurso para o Pibid

Requerimento mostra urgência de medidas para abordar os desafios na formação inicial de professores e melhorar a educação básica do país


 

Nesta quarta-feira, 20, a Comissão da Educação da Câmara Federal aprovou o Requerimento n° 09/2024, que visa a ampliação dos recursos destinados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

 

O requerimento, de autoria das deputadas Socorro Neri (PP-AC) e Professora Goreth (PDT-AP), foi aceito após análise técnica detalhada da Bancada da Educação (FPME), revelando a urgência de medidas para abordar os desafios na formação inicial de professores e melhorar a qualidade da educação básica do país.

 

A análise técnica, apresentada em uma nota detalhada, identificou questões cruciais que afetam a formação de docentes no Brasil. Entre elas, estão a baixa atratividade na carreira docente, a alta evasão nos cursos de licenciatura e a inadequação da formação às necessidades das escolas de educação básica.

 

A pesquisa realizada revela que apenas uma pequena parcela de estudantes com bom desempenho aspira à carreira docente, além de evidenciar uma discrepância entre a oferta de professores formados e a demanda por profissionais qualificados em diversas disciplinas.

 

Diante desse cenário, o requerimento propõe não apenas o aumento do financiamento para o Pibid, mas também a implementação de medidas estratégicas para fortalecer o programa. Entre elas, destacam-se a elevação do valor das bolsas para tornar a carreira docente mais atrativa, a expansão do programa para mais instituições e licenciandos, e a melhoria da integração entre teoria e prática na formação dos futuros professores.

 

As proponentes acreditam que essas ações trarão benefícios substanciais para a educação no país, contribuindo para a formação de professores mais preparados e motivados para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos.

 

“Solicitamos o apoio de todos os envolvidos para viabilizar o aporte financeiro suplementar conforme solicitado na Indicação, ressaltando a importância estratégica do Programa para a educação nacional”, reforçou Professora Goreth.

 

Com a aprovação do requerimento pela Comissão da Educação, espera-se que medidas concretas sejam tomadas para fortalecer o PIBID e, assim, contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade