Política

Comissão da Verdade celebra o Dia Internacional dos Direitos H

A Comissão Estadual da Verdade do Amapá Chaguinha, criada pelo Governo do Estado, celebrou nesta quarta-feira, 10, os 64 anos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, mesma data em que se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 66 anos. O lema lançado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) é Campanha […]


A Comissão Estadual da Verdade do Amapá Chaguinha, criada pelo Governo do Estado, celebrou nesta quarta-feira, 10, os 64 anos do Dia Internacional dos Direitos Humanos, mesma data em que se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 66 anos.

O lema lançado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) é Campanha “Human Rights 365” (“Direitos Humanos 365”), cuja ideia é de que a defesa desses direitos seja exercida diariamente.


Essa proposta reafirma o compromisso da ONU com o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos do Homem, segundo o qual “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Reconhecendo a importância dessa data, a Comissão Nacional da Verdade entregou à presidente Dilma Rousseff o seu Relatório Final, resultado de dois anos e meio de comoventes depoimentos e intensas pesquisas, onde disponibiliza aos brasileiros a verdade histórica do Brasil na época da ditadura, esclarecendo as graves violações cometidas aos direitos da pessoa humana.

a Comissão confirmou que entregará ao governador do Estado, Camilo Capiberibe, ainda neste ano, um relatório circunstanciado com os principais fatos apurados em um ano e meio de existência.

Para o presidente da CVA, Luciano Del Castilo (foto), esse é um desafio que vem somar a todos os esforços globais. “Por isso, é extremamente importante conhecermos a história do Amapá e do Brasil da ditadura para que esses fatos não sejam esquecidos e, acima de tudo, não mais aconteçam”, ponderou.


Deixe seu comentário


Publicidade