Política

Confirmado: consulado brasileiro em Saint-Georges emitirá passaportes e vistos

O serviço estará disponível a partir de 1° de outubro vindouro e será posteriormente ampliado


Célio Alício
Da Redação

Após a abertura da Ponte binacional que liga o Brasil via Oiapoque (AP) à Guiana Francesa, o consulado do Brasil na cidade guianense de Saint-Georges de l’Oyapock passará a emitir passaportes para brasileiros e vistos para estrangeiros visitarem o Brasil. Cidadãos franceses não precisam de visto para ir ao Brasil, mas visitantes de outras nacionalidades, a exemplo da haitiana, precisam. Para lista completa de países cujos cidadãos precisam de visto para visitar o Brasil, visite: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/qgrv/QGRV-simples-port-190608.pdf

Os vistos para brasileiros visitarem a Guiana Francesa seguem sendo emitidos pela Embaixada da França em Brasília. Mais informações aqui: https://br.ambafrance.org/VISTOS-Clique-aqui-para-fazer-o-agendamento

Há expectativa de que o Consulado honorário da França em Macapá inicie a emissão de vistos em breve.

Posteriormente, o horário de funcionamento deverá ser ampliado para o atendimento integral de suas demandas, com os serviços notariais passando a ser oferecidos nos demais dias da semana para os brasileiros residentes ou com estadia em Saint-Georges.

Segundo a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Alap, a boa notícia é digna de comemoração tanto por brasileiros quanto por guianenses.  “Nossa atuação no parlamento estadual sempre primou pela melhoria das relações diplomáticas entre o Amapá e os países do Platô das Guianas e na resolução dos conflitos envolvendo brasileiros naquela região. Lutamos pela a abertura da ponte binacional e agora vamos trabalhar no sentido de que o desenvolvimento se dê por uma via dupla que possa favorecer os dois países e aproxime cada vez mais suas populações e culturas”, ressaltou a parlamentar.

Mais informações sobre todos os serviços disponíveis podem ser obtidas com o acesso ao site http://caiena.itamaraty.gov.br/pt-br/o_consulado-geral.xml.

O Consulado do Brasil em SaintGeorges funciona na rue Jean Cédia angle H. Sébéloué, número 15 97313. Telefone para atendimento (+594) 594 28 01 26 (E-mail : saintgeorges.oyapock@itamaraty.gov.br).


Deixe seu comentário


Publicidade