Política

Covid-19: aumento de casos pode cancelar programações carnavalescas no Amapá

Relatório do Coesp também apresenta crescimento de internações nas redes pública e privada neste início de ano.


Nesta segunda-feira, 10, o governador, Waldez Góes, convocou uma reunião extraordinária com os prefeitos para atualização do relatório epidemiológico semanal sobre o cenário da covid-19 no Amapá.

Um dos assuntos abordados foi a realização de programações carnavalescas, que podem ser canceladas diante do aumento de casos da doença e de internações.

Também participaram do encontro gestores de saúde, membros das vigilâncias municipais e do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), responsável pela elaboração do relatório.

 

Crescimento de casos

De acordo com o Coesp, os números demonstram aumento de casos confirmados da doença: em alguns municípios, esse crescimento é superior a 200%.

Também houve aumento na busca por atendimento nas unidades básicas de saúde das cidades do Amapá, chegando a uma média de até 400 atendimentos diários registrados.

O número da hospitalização da rede pública e privada é de mais 36%, com relação à última semana de dezembro do ano passado. No mapa de classificação de risco, 14 municípios apresentam situação moderada para covid.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI está de 41,2% na rede pública e 46,2% na rede privada. Para leitos clínicos públicos é de 36% e privado de 36,3%, com dados colhidos até o dia 8 de janeiro.

Diante dos dados apresentados, governo e prefeituras buscam um consenso sobre a tomada de decisão quanto a realização das atividades carnavalescas. Com o indicativo, da maioria dos prefeitos, de que as comemorações de Carnaval, públicas e privadas, sejam suspensas.

Apesar do número de internações estar aumentando, o percentual de casos de covid se mantém na média, mas fica um alerta. De acordo com técnicos da SVS, alguns municípios não estão notificando os casos no sistema, e a orientação é testar os pacientes que procuram as unidades de saúde.

“É uma obrigação institucional que tenhamos a responsabilidade de nos anteciparmos aos fatos, e isso se dá pelo conhecimento que foi adquirido ao longo desse processo de enfrentamento à covid. A tendência é que, na renovação dos decretos estadual e municipais, entremos em um consenso de suspensão das atividades carnavalescas, para que não corramos o risco de perder o que já conquistamos até aqui, neste processo de combate a pandemia, de proteção à vida e da economia amapaense”, disse o governador.

O diálogo continua durante a semana no Palácio do Setentrião.


Deixe seu comentário


Publicidade