Política

Cristina Almeida critica tratamento dado a brasileiros despejados de moradias em Caiena

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Alap toma providência junto à Prefeitura da capital da Guiana Francesa.


Douglas Lima

Da Redação

 

A presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Cristina Almeida (PSB), definiu como caos a situação dos brasileiros no bairro da Matinha, em Caiena, na Guiana Francesa, que foram despejados de suas moradias, segundo ela, legalmente pela prefeitura da capital do departamento ultramarino franco.

A parlamentar disse nesta sexta-feira (27), no programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que o Itamaraty não vem tratando como devia os brasileiros que se encontram em situação vulnerável e vexatória em Caiena. Ela lembrou o recurso que o Ministério das Relações Exteriores liberou há dois dias para os despejados, em torno de R$ 4 mil, quantia que considera muito pequena para cobrir as despesas com alojamento e alimentação.

“Às dez horas de hoje [sexta] esse dinheiro já acaba”, lamentou a deputada, adiantando que a Comissão de Relações Exteriores da Alap enviou documento para a Prefeitura de Caiena, solicitando o quantitativo oficial de brasileiros despejados do bairro da Matinha. Ela disse ter conhecimento, por informações aleatórias, de que os brasileiros no local são nove famílias, somando 35 pessoas, entre elas uma criança de nove meses.

Cristina Almeida defendeu que os despejados recebam apoio, além do Itamaraty, também do governo francês, uma vez que eles se encontram ali, legalmente, documentados e com o direito de receber valores garantidos por estrangeiros que residem na Guiana Francesa. A deputada ainda registrou que a Comissão de Relações Exteriores aguarda posição oficial da Prefeitura de Caiena, apontando proposta sobre o que fazer com as famílias.

 

Acompanhe o vídeo


Deixe seu comentário


Publicidade