Política

Cristina Almeida cumpre agenda com Iphan para promover o turismo em Itaubal

O intuito é mostrar o potencial que o estado do Amapá tem, trabalhar o desenvolvimento econômico através do turismo, fomentar a geração de empregos e a inserção da comunidade no mercado de trabalho


Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, dia que completa 63 anos do acidente aéreo que vitimou o deputado Coaracy Nunes, Dr. Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva, na localidade do Carmo do Macacoari, em Itaubal, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) reuniu com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AP), Haroldo Oliveira, visando transformar a referida área em um espaço turístico.

 

Diante do simbolismo que o fato trouxe para a comunidade do Carmo do Macacoari após o desastre, desde 2015 a parlamentar vem se empenhando para que os órgãos competentes realizem o procedimento de desapropriação por interesse social da área que se encontra o monumento que marca o referido acidente, hoje localizado dentro de uma propriedade particular de plantio de soja.

 

“Oficializamos o pedido ao Terra Legal, que direcionou uma equipe para realizar a medição topográfica na área, concedida pelo suposto proprietário, e ainda aguardamos resposta. Vamos reiterar a solicitação e pedir celeridade”, disse Cristina.

A deputada afirma que o intuito é mostrar o potencial que o estado do Amapá tem, trabalhar o desenvolvimento econômico através do turismo, fomentar a geração de empregos e a inserção da comunidade no mercado de trabalho.

 

“O monumento precisa desse olhar e que seja desenvolvida uma pesquisa pelo Iphan, para referendar o pedido dos moradores e resguardar o espaço”, salientou Cristina.

 

O superintendente garantiu o apoio da instituição através de sua equipe técnica.

 

“O Iphan se deslocará em breve até Itaubal para que, junto com o prefeito, a deputada e os moradores, possamos, enfim, dar um direcionamento para salvaguardar essa história que pertence àquele povo, mas também ao estado do Amapá e do Brasil”, afirmou Haroldo.

 

Ainda na agenda, Cristina Almeida tratou de dois importantes tombamentos para a localidade, a casa de José Alves Alves Corrêa e Serafim Picanço, pautas também debatidas no início do mês com o prefeito de Itaubal, José Serafim (PL), na qual a deputada apresentou as ações realizadas pelo seu mandato no que tange a preservação, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, para assim efetivar o referido projeto.


Deixe seu comentário


Publicidade