Política

Davi consegue duas usinas de oxigênio para o Amapá

Equipamentos servirão para ampliar suporte aos portadores graves de Covid-19


O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) informou, nesta terça-feira (9), que as tratativas que ele manteve com o ministro Pazuello deram certo e que o ministério da Saúde está enviando duas usinas produtoras de oxigênio hospitalar para reforçar a estrutura de combate à pandemia de Covid no Amapá.

 

Uma usina de oxigênio irá para Laranjal do Jari e outra irá para o município de Oiapoque.

 

Ainda em fevereiro, Davi foi informado, por ofício enviado pelo governador do estado, Waldez Góes,  dos riscos que o Amapá estava correndo, e solicitou ao ministro da Saúde uma ação rápida no estado, após as evidências do surgimento de novas cepas do coronavírus, cujo contágio ocorre em um lapso de tempo inferior ao da primeira cepa. O senador pediu ao ministro a disponibilização de usinas produtoras de oxigênio hospitalar.

“Estamos buscando evitar um colapso total das redes pública e privada de Saúde, como o aumento do número de mortes em decorrência da Covid-19, principalmente pela escassez e falta de oxigênio medicinal para o apoio dos pacientes com coronavírus”, afirmou o senador.

 

A preocupação de Davi é evitar que o Amapá passe por situação semelhante à que ocorreu em Manaus, sobretudo  porque os dois municípios amapaenses ficam nos pontos extremos do estado, com acesso dificultado por estradas de terra, que ficam ainda piores durante o período de chuvas. A questão, conforme o senador, é de estratégia e de logística.

 

“As duas usinas passam a ser do estado do Amapá. Foram doadas pelo governo federal e passam a gerar uma grande economia ao estado, além de garantir o abastecimento de oxigênio de maneira permanente”, afirmou Davi.

 

Alcolumbre disse que pediu ao ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, um avião do tipo Hércules para levar as usinas ao Amapá. No que também foi atendido.

 

Em vídeo nas redes sociais, o senador conta que as usinas de oxigênio estão a caminho. “Vim anunciar boas notícias para o Amapá”, diz Davi.


Deixe seu comentário


Publicidade