Política

Davi consegue recursos para o primeiro caminhão com escada magirus do Amapá

Estado é o penúltimo do país a ter esse equipamento para realizar salvamento, resgate e combater incêndios em prédios altos


Com a inevitável verticalização das cidades, em decorrência da construção de prédios e edifícios, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) acaba de receber recursos para adquirir equipamentos que possibilitem apagar incêndio e salvar vidas em andares mais altos, como a auto escada mecânica, conhecida como escada magirus.

Com articulação do senador Davi Alcolumbre, o Ministério da Defesa liberou ontem (2) recursos para a aquisição de veículos utilitários tipo picape, viaturas auto tanque e auto escada mecânica, conhecido popularmente como caminhão com escada magirus, para o Corpo de Bombeiros, no valor de R$ 7.417.600.

Somente o Amapá e o Acre ainda não tinham esse importante equipamento de combate a incêndio e resgate de pessoas.

O recurso foi articulado pelo senador Davi Alcolumbre junto ao Ministério da Defesa.

Avanço

“A vida em primeiro lugar. Cabe ao agente público, é obrigação dos atores políticos, zelar pela vida e pela segurança das pessoas. O Amapá era o penúltimo estado brasileiro que não tinha uma escada magirus, e eu assumi o compromisso de viabilizar equipamentos mais modernos para a prevenção de acidentes e combate a incêndios”, contou Davi.

“Nós tínhamos uma demanda reprimida de viaturas para oferecer antendimento de combate a incêndios, salvamentos e resgate, principalmente a necessidade de uma viatura com escada tipo magirus, que é um equipamento indispensável para socorro com a verticalização dos prédios, e o senador Davi se comprometeu e conseguiu articular os recursos para esses equipamentos”, explicou o secretário de Segurança, coronel Carlos Souza.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Pereira, a notícia é motivo de “alívio”.

“Com viatura equipada com a escada Magirus, o Corpo de Bombeiros do Amapá vai se igualar aos outros estados brasileiros e vai ter condições de avançar no planejamento técnico e proporcionar as missões de salvamento, combate a incêndio e resgate em prédios altos, e isso dá mais segurança ao nosso trabalho. É um alívio saber que o Amapá, finalmente, vai ter um auto escada”, disse o coronel Wagner.

 

Auto escada

O veículo com auto escada mecânica (famoso “caminhão do bombeiro”) é conhecido como “escada magirus”, embora Magirus seja uma marca específica de auto escada. Trata-se de uma viatura grande, dotada de escada mecânica, acionada por mecanismo hidráulico e controlada por sistema eletrônico, gerenciado por computador. É considerado um equipamento indispensável para combate a incêndio, salvamento e resgate em prédios altos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o Amapá e o Acre eram os dois únicos estados brasileiros que ainda não tinham esse equipamento. O Amapá, agora, vai ter.


Deixe seu comentário


Publicidade