Política

Davi destina R$ 6,4 mi ao SUS e garante cirurgias de catarata e ´carne crescida´ a 7 mil pessoas no Amapá

Assinatura do convênio do recurso, que já está na conta do governo do Estado, aconteceu nesta sexta-feira (7). O projeto será feito em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate e os atendimentos iniciam no próximo dia 31 de agosto.


Mesmo diante de todas as dificuldades que o país enfrenta devido à pandemia do coronavírus, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), reuniu-se com o governador Waldez Góes (PDT-AP) e o diretor Frei José Carlos Pestana, nesta sexta-feira (7), na sede do Palácio do Setentrião, em Macapá, oficializando, por meio de assinatura do convênio, o início do programa ‘Mais Visão Amapá’. Trata-se de um projeto pioneiro para ampliar a oferta de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos.

Conforme a Portaria 2.002, de 6 de agosto de 2020, Davi assinou o convênio, que libera R$ 6.470.227,00 em recursos de emenda individual de autoria do senador ao governo do Estado, para início dos atendimentos, a partir do próximo dia 31 de agosto, através da secretária de Saúde. Estão previstas 6.750 cirurgias, sendo quase 5 mil de catarata e quase 2 mil de pterígio (carne crescida).

Davi destacou que essa demanda estava reprimida há mais de 7 anos no Amapá.

“Essa é uma emenda individual, minha, de um valor significativo, e foi destinada a esse projeto com muito carinho, esforço coletivo e união, pois tenho compromisso com a saúde das pessoas do meu Estado. Era preciso resolvermos, de uma vez por todas, essa demanda reprimida, paralisada há mais de 7 anos, das cirurgias de cataratas, e dar o direito a esses amapaenses de terem a sua visão de volta. Confio aos capuchinhos essa missão, e sei que essa relação institucional só vai somar, representando muito na vida dessas pessoas, que terão a sua visão restabelecida”, disse o presidente do Senado Federal.

Os capuchinhos ofertaram os procedimentos pautados nos custos da tabela SUS, contribuindo com mais acesso aos pacientes, que serão acolhidos com o protocolo de manejo ao Covid-19, avaliação médica e a testagem, antes da consulta oftalmológica, para o diagnóstico da necessidade.

“Sem a colaboração e o empenho do senador, não seria possível mostrar a seriedade do nosso trabalho, e somos muito gratos por tudo isso, por essa parceria e, principalmente, pelo voto de confiança. Tenho certeza de que teremos resultados produtivos na recuperação da visão dessas pessoas”, finalizou o diretor Frei José Carlos.


Deixe seu comentário


Publicidade