Política

Debate da Diário: Josiel e Furlan se enfrentam

Os dois chegaram à emissora com antecedência e reuniram-se com suas respectivas assessorias antes do início do embate, que foi marcado por tensão. Já no estúdio, Josiel e Furlan se cumprimentaram e deram início ao primeiro bloco da rodada, com perguntas livres de candidato para candidato.


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

Seguindo uma tradição do período eleitoral, o Sistema Diário de Comunicação realizou na tarde desta quarta-feira (16) um debate com os dois candidatos que disputam a Prefeitura de Macapá no segundo turno: Josiel e Furlan.

Os dois chegaram à emissora com antecedência e reuniram-se com suas respectivas assessorias antes do início do embate, que foi marcado por tensão. Já no estúdio, Josiel e Furlan se cumprimentaram e deram início ao primeiro bloco da rodada, com perguntas livres de candidato para candidato.

Josiel e Furlan em debate mediado pelo jornalista Luiz Melo

 

De Josiel para Furlan: Qual a sua atuação na saúde pública de Macapá? Cite uma UBS que o senhor já atendeu, enquanto médico.
Furlan: UBS faz prevenção e promoção de saúde. O médico Antônio Furlan é cirurgião cardiovascular, responsável por trazer ao Amapá um serviço que até então não existia, que é a cirurgia cardiovascular. Ela foi implantada em janeiro de 2004, tendo atendido, até então, três mil pacientes, que antes ficavam aguardando na fila do TFD. Não é certo confundir a população sobre atuação médica e competência do profissional, um médico de média ou alta complexidade não atende em UBSs ainda.

De Furlan para Josiel: Você se intitula representante da atual gestão. Qual a avaliação que você faz sobre a atuação da Prefeitura durante a pandemia?
Josiel: A atuação foi exemplar. Não faltou remédio em nenhum momento, não faltou profissional e nem atendimento. A Prefeitura colaborou, e muito, com atendimento precoce e com protocolo aqueles que buscaram ser atendidos. Inclusive, as UBSs de Macapá atenderam cidadãos de outros municípios do Amapá, atendendo até nossos irmãos paraenses das Ilhas do Pará, que se consultam e tratam em Macapá. Tenho orgulho de ser o candidato sucessor do Clécio.

 

Militância dos candidatos acompanhou o debate de forma virtual

De Josiel para Furlan: O senhor tem anunciado uma reforma administrativa na Prefeitura. Quantas secretarias o senhor vai cortar e quanto representará de economia?
Furlan: Vamos fazer uma ampla reforma administrativa, diminuindo as 36 unidades administrativas existentes hoje e implantando tecnologia, entregando para a população um serviço mais eficiente e um resultado melhor. A Prefeitura de uma capital que detém 65% da população não pode, em hipótese alguma, dizer que só consegue pagar salários e custeios. Vamos fazer uma avaliação e, com critérios, enxugar a máquina pública para valorizar servidores efetivos.

De Furlan para Josiel: A licitação do transporte público foi divulgada em 2019 e suspensa em dezembro do mesmo ano. O senhor vai manter essa morosidade e não fazer a licitação?
Josiel: Vou cumprir o mais rápido possível essa licitação. É essa licitação que vai me permitir, por exemplo, cobrar dos empresários do transporte coletivo a redução de tarifas, acessibilidade, ônibus novos, ar-condicionado, pontualidade no atendimento e implantar tecnologias para que o cidadão possa acompanhar em quantos minutos o veículo estará em determinado ponto, aliás, esses locais serão devidamente cuidados. Vou dar continuidade a uma licitação que foi suspensa pela Justiça, passou por uma pandemia e outros problemas.

 

 

Conheça os candidatos

Josiel


José Samuel Alcolumbre Tobélem, de 47 anos, mais conhecido como Josiel, é filho de Samuel Tobélem e Júlia Alcolumbre. Tem 5 irmãos, sendo um deles o presidente do senado, Davi Alcolumbre. Aos 14 anos assumiu responsabilidades de trabalho com os pais e aos 16 foi emancipado, dando início à vida como empresário.

Josiel é casado há 25 anos e tem uma filha. É jornalista, filiado ao Democratas (DEM) desde 2010, preside o Diretório Municipal do partido em Macapá e é primeiro suplente de senador desde 2014.

“Quero agradecer toda a equipe da Diário FM pela brilhante condução do debate e dizer que darei continuidade à gestão do Clécio, gestão essa que tem 70% de aprovação da população. Vou implantar o governo digital e a cidade inteligente, um serviço iniciado já pelo Clécio em 2017 com o projeto Macapá 300 anos”, disse Josiel.

 

 

Furlan


Antônio de Oliveira Furlan, de 47 anos, é médico cardiologista, atualmente cumprindo o terceiro mandato como deputado estadual, pelo partido Cidadania, é casado e pai de sete filhos. Em 2010, disputou sua primeira eleição para deputado estadual e desde então concilia a vida de parlamentar com a Medicina.

Nascido em San Jose, Costa Rica, Dr. Furlan tem mestrado em Cirurgia Cardiovascular e em 2003 veio para Macapá implantar o serviço de cirurgia cardíaca no estado.

“Quero agradecer a oportunidade de participar desse debate que é tradicional no período eleitoral, e dizer que a população pôde comparar os modelos de gestão aqui apresentados. Nosso plano de governo foi muito bem construído, em cima de três programas: o PROBEM, PRODES e o PROAD. Vamos continuar trabalhando”, falou o candidato Dr. Furlan.


Deixe seu comentário


Publicidade