Política

Depois de esforço conjunto, HU abre nesta sexta-feira, 5

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, desembarca na capital nesta quinta (4), acompanhado dos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para visita técnica e entrega da unidade na sexta pela manhã.


O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), estará em Macapá, nesta sexta-feira (5), junto aos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para abertura oficial do Hospital Universitário de Macapá, destinado ao tratamento de pacientes com covid-19. Também acompanham a comitiva mais 25 profissionais cedidos pelo ministério da Saúde, através do ‘Programa Brasil Conta Comigo’, que iniciarão as atividades no ‘Bloco I’, que é o espaço destinado pela Universidade Federal do Amapá para funcionamento do novo Centro Covid HU. O governador Waldez Góes e a bancada federal também acompanham a visita técnica para entrega da Unidade.

Davi que, pessoalmente, fez o pedido ao governo federal e foi atendido, é o responsável pela ida desses profissionais, já que o termo de cessão, assinado com o Executivo no dia 8 de maio passado, não incluía a prestação desse serviço. Até o momento, foram disponibilizados 102 profissionais pela Pasta em Brasília, sendo que 25 chegam nesta quinta-feira (4). Outros 117 já foram selecionados e chegarão ao Amapá, após verificação de documentação, treinamento e logística para chegar. São 219 profissionais da Saúde a mais na linha de frente do combate à pandemia.

Além da equipe médica, o presidente do Congresso Nacional também conseguiu 280 novos equipamentos para estruturação dos leitos da unidade. Entre eles estão 30 monitores multiparâmetros, 30 ventiladores mecânicos, 120 bombas de infusão e 100 oxímetros de pulso para gerenciamento do tratamento intensivo, além de EPIs e material de óbito.

O espaço tem capacidade para até 104 leitos. Inicialmente serão implantados 82 no novo HU Covid, divididos em 30 de UTI e 52 Clínicos, além de espaço administrativo, enfermarias, farmácia, almoxarifado e vestiário. Sendo assim, parte da equipe, formada por 20 médicos, 20 enfermeiros, 120 técnicos de enfermagem e 20 fisioterapeutas, vai trabalhar na ala intensiva, enquanto que os outros, 20 médicos e enfermeiros, acompanhados de 72 técnicos de enfermagem, atuarão nos centros clínicos.

No último dia 24 de maio, também a pedido de Davi, foram entregues os primeiros 30 respiradores para estruturar a unidade. Uma semana depois, novos equipamentos foram enviados pelo ministério da Saúde, dentre eles mais 10 respiradores, monitores multiparâmetros, bombas de infusão e medicamentos, como bloqueadores neuromusculares e sedativos. Também chegaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, toucas, aventais hospitalares, macacões, protetores faciais e álcool em gel.

A unidade, que fica na zona Sul de Macapá passou por reformas e agora dispõe, inclusive, de 5 geradores de energia, que foram disponibilizados pelo governo do Estado, que ficará responsável pelo funcionamento do HU, como um todo, incluindo a gestão administrativa e hospitalar.

 

A princípio, o período para funcionamento do espaço cedido pela Unifap para o novo HU Covid será de três meses, mas este prazo pode ser prorrogado.


Deixe seu comentário


Publicidade