Política

Deputada defende ampliação de cadastro reserva e chamamento de aprovados no concurso do Iapen

Assunto foi discutido durante videoconferência com representantes dos aprovados no concurso de 2018, parlamentares e gestores do governo do Estado.

Compartilhe:

A deputada Cristina Almeida (PSB) participou com parlamentares e outras autoridades de uma videoconferência com representantes da Comissão dos Candidatos Habilitados do Concurso Publico do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), 2018, para tratar de assuntos relacionados ao déficit no quadro de funcionários do órgão e a possibilidade de convocação dos candidatos habilitados no certame.

Além de Cristina, participaram da reunião as deputadas Edna Auzier (PSD) e Aldilene Souza (PPL), os deputados Jory Oeiras (DC) e Paulo Lemos (PSOL), a secretária de Administração Suelem Amoras, o secretário de Segurança Pública, Carlos Souza, o diretor do Iapen, Lucivaldo Monteiro, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais Jailson Mafra, o representante da Procuradoria Geral do Estado Alexandre Martins e representando os habilitados no concurso Silvana Santiago e Alex Lima, cuja reivindicação propõe a convocação dos mesmos com base na proporcionalidade na convocação, permitindo a igualdade de condições entre homens e mulheres.

De acordo com uma minuta sobre a situação atual do sistema penitenciário do Amapá apresentada na reunião, existe uma grande carência no quadro de funcionários e o problema se agravou ainda mais com a pandemia da Covid-19. A demanda se explica pela quantidade de funcionários que estão chegando à aposentadoria ou foram aprovados em outros concursos, que estão de férias, licença ou cedidos para outros órgãos públicos ou que estão respondendo a processo administrativo disciplinar (PAD) e, com o advento da pandemia, alguns funcionários foram afastados de suas atividades por fazerem parte do grupo de risco.

De acordo com o representante dos candidatos habilitados, Alex Lima, a reunião com a deputada Cristina Almeida foi bastante produtiva. “Além de reativar o movimento, foi a oportunidade que tivemos para discutir essa questão com parlamentares e autoridades e para que fosse formada uma frente que irá cobrar do governo a ampliação do cadastro reserva de acordo com o requerimento que foi protocolado e aprovado em sessão na Assembleia Legislativa”, ressaltou.

Segundo Cristina Almeida, “é necessário que o Estado convoque urgentemente os candidatos habilitados pelo concurso público de 2018, para não ter uma nova despesa com a realização de outro certame e ao mesmo tempo garantir através da proporcionalidade na convocação, a igualdade de condições entre homens e mulheres. Agindo assim, o governo do estado dará um passo significativo para o suprimento da carência de funcionários para o funcionamento regular do sistema prisional e contribuir para a manutenção as da segurança da população em todo o estado”, concluiu.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Deputada defende ampliação de cadastro reserva e chamamento de aprovados no concurso do Iapen”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *