Política

Deputado DaLua propõe audiência pública para discutir tratamento fora de domicílio no Amapá

Cansados de esperar providências do poder público, eles resolveram se organizar numa associação como forma de pressionar o estado a melhorar as condições de prestação do benefício, subsidiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Pedro DaLua, reuniu nesta sexta-feira (27/1) com usuários do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) para ouvir reivindicações e apelos desses pacientes.

Cansados de esperar providências do poder público, eles resolveram se organizar numa associação como forma de pressionar o estado a melhorar as condições de prestação do benefício, subsidiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles fundaram a Associação Amapaense de Apoio ao paciente em Tratamento Fora do Domicílio (AAPTFD), atualmente presidida por Ruany Camila Soares da Silva.

Dentre as principais reivindicações está o aumento no valor nos auxílios financeiros, especialmente da contrapartida do estado. Os pacientes também pedem a atualização e regularização do auxílio financeiro, que está atrasado e a emissão dos bilhetes aéreos no prazo de 36 horas. Outra reivindicação é que, quando o paciente viaja por meio fluvial, as condições são precárias.

Os usuários denunciam a falta de logística para os funcionários do PTFD, como carro, telefone e internet. Eles pedem diminuição da burocracia para o atendimento e formulação do processo de tratamento além de uma gestão financeira independente pois o recurso do PTFD é gestionado pelo secretário da saúde, o que burocratiza demais o programa.

DaLua propôs a realização de uma audiência pública para tratar do tema. Ele pretende convidar os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e João Capiberibe (PSB-AP) afim de buscar recursos para o programa além da juíza federal Livia Perez e o desembargador Carlos Tork, que já vem compondo uma comissão que trata de questões da saúde e que foram conciliadores em vários litígios na gestão anterior da Sesa.

Paulo Silva
Da Editoria de Política


Deixe seu comentário


Publicidade