Política

Diretório nacional do Partido dos Trabalhadores manda realizar nova eleição no Amapá

O recurso ao diretório nacional foi levado pelo então presidente estadual Joel Banha, alegando que não havia quorum para a votação.


Paulo Silva
Editoria de Política

Chamados pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), após o tumulto durante a eleição realizada no dia 6 de maio, o ex-deputado estadual, Joel Banha, e o ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira, entraram em acordo e decidiram realizar nova eleição para o comando do partido no Amapá, já marcada para o dia 17 de junho. Em maio, Nogueira chegou a se apresentar como vencedor do pleito e novo comandante petista no estado.

Joel e Nogueira estão em Brasília desde segunda-feira (29/5), onde participam de eventos nacionais do PT e foram chamados pelos dirigentes do partido para que resolvessem o impasse na base do entendimento, pois uma comissão interna do diretório nacional já havia emitido parecer opinando pelo cancelamento da eleição de maio, quando houve tumulto e pancadaria.

O recurso ao diretório nacional foi levado pelo então presidente estadual Joel Banha, alegando que não havia quorum para a votação. Segundo ele, Antônio Nogueira promoveu a eleição na marra e se declarou vencedor. O recurso de Joel foi recebido na Secretaria de Organização Nacional do PT (Sorg) de onde, sem entrar no mérito, veio o parecer pelo cancelamento.

No entanto, os delegados eleitos foram mantidos, o que pode favorecer Nogueira na luta por espaço no diretório nacional que terá eleição na quinta-feira (1º/6). Já Joel Banha poderá disputar a presidência regional do PT no dia 17.


Deixe seu comentário


Publicidade