Política

Ebserh e Unifap assinam contrato para gestão do HU e homologam concurso público

Com a assinatura do contrato de gestão, a Ebserh passa a administrar 41 hospitais universitários federais em todo o país.


Assistência gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), apoio na formação de profissionais de saúde, pesquisa, extensão universitária e inovação tecnológica. Essas são as atividades primordiais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), cuja gestão será conduzida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O contrato de gestão foi assinado pela Ebserh e pela Unifap nesta sexta-feira, 24, momento em que também foi anunciada a homologação do concurso público e as primeiras convocações para a unidade de saúde.

Durante a cerimônia realizada no HU-Unifap, o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, lembrou que se trata de uma nova unidade hospitalar, construída do zero a partir de recursos da bancada federal do Amapá e do envolvimento de diversas pessoas da Unifap e da região. “Todos nós temos o compromisso de transformar esse hospital naquilo em que sonhamos. É um compromisso para sempre, pois o hospital não fecha, ele é todo o dia, o tempo todo. E a Ebserh sabe o que representa esse grande desafio. Juntos, traremos toda a qualidade e excelência que é visível em toda a Rede Ebserh”, destacou Ferreira.

Com a assinatura do contrato de gestão, a Ebserh passa a administrar 41 hospitais universitários federais em todo o país. Para o HU-Unifap, as primeiras etapas consistiram em apoiar o projeto arquitetônico do prédio por meio de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos – órgão operacional da ONU –, acompanhamento das obras e da aquisição de equipamentos, dimensionamento de pessoal que atuará na unidade hospitalar, contratualização com o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) para os serviços que serão ofertados e a realização de concurso público com 701 vagas efetivas, sendo 122 para a área médica, 492 para a área assistencial e 87 vagas para a área administrativa, além de formação de cadastro de reserva. Durante a cerimônia, foi anunciada a primeira convocação de aprovados, com 25 profissionais nesta primeira lista.

O reitor da Unifap, Julio Sá, reforçou a importância do hospital para a saúde da população, mas principalmente para os alunos da universidade. “Anualmente, a Unifap conta com 143 vagas de graduação com atuação na área da saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Ciência Biológica. Esses estudantes farão uso do hospital como campo de prática. A Unifap também possui 10 programas em residência em saúde como cirurgia-geral, clínica médica, pediatria, ortopedia, para citar alguns exemplos, em que os residentes poderão se especializar por meio das atividades desenvolvidas no HU”, elencou o reitor.

A previsão é que o HU-Unifap inicie suas atividades em setembro deste ano, com planejamento e abertura gradual dos serviços, sendo realizada em quatro fases, que podem ser vistas nesta página. Quando atingir sua plena capacidade, a unidade contará com 148 leitos gerais e 64 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 212 leitos hospitalares.

“É um momento de grande expectativa e de alegria para a comunidade acadêmica da Unifap e para a população do estado do Amapá. Estamos caminhando para oferecer serviços se excelência na assistência média e alta complexidade ao mesmo tempo que auxiliaremos o sistema se saúde local e regional”, afirmou o superintendente do HU-Unifap, Aljerry Rego.

Participou ainda do evento o governador do Amapá, Waldez Góes, dentre outras autoridades.


Deixe seu comentário


Publicidade