Política

Educação do Amapá ganha 545 novos servidores nomeados

São professores, cuidadores, pedagogos e intérpretes; posse acontece a partir do dia 22 de janeiro


A Educação no Amapá inicia 2024 com o reforço de mais 545 profissionais, entre professores, pedagogos, cuidadores e intérpretes. Nesta sexta-feira, 12, o governador Clécio Luís nomeou os novos servidores públicos em uma cerimônia marcada pela emoção da conquista, pela gratidão e o acolhimento da rede pública de ensino.

Logo na entrada da casa de eventos Maison Nuance, os aprovados foram recepcionados como estrelas da noite. Estudantes das escolas estaduais criaram um “corredor humano”, com placas de incentivo e expressando a expectativa da chegada dos profissionais. Além das boas-vindas, a cerimônia contou ainda com apresentações culturais, entre elas, o coral trilíngue e a banda marcial da Escola Almirante Barroso, que emocionou ao tocar o hino nacional.
A nomeação representa o compromisso da nova gestão com a Educação. O governador Clécio Luís se juntou aos servidores para o juramento, e aproveitou a ocasião para reforçar a importância do espírito público.

 

“Esta é a finalização de um processo que às vezes as pessoas levam anos se preparando. E hoje estão sendo nomeados para irem para as salas de aula das escolas públicas estaduais do Amapá, já neste ano letivo. Dá para olhar a felicidade no rosto de todos, e a nossa também em recebê-los”, ressaltou o governador.
A posse dos servidores está marcada para os dias 22 a 25 de janeiro, quando eles vão conhecer os novos ambientes de trabalho. Até lá, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, aproveitou a ocasião para convidá-los para os próximos eventos da pasta, como uma estratégia para familiarizar os nomeados com a rotina e ações da rede pública.

 

“Será uma grande honra trabalhar com todos vocês muito em breve. Também sou servidora pública da Educação, tanto pelo estado quanto pelo Município de Macapá. Nós trabalhamos para o outro, para o estudante, e sempre devemos lembrar da importância de formar o futuro”, pontuou Sandra.
O secretário de Estado de Administração, Paulo Lemos, ressaltou que o Governo do Amapá segue avançando em outros sete concursos, como o da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“Também sou professor efetivo da rede estadual, e entendo a importância do concurso público com muita intensidade. Trabalhamos todos os dias para dar a oportunidade de pessoas como vocês, realizarem seus sonhos”, destacou o gestor.
Novos servidores
A cerimônia foi a realização de um sonho para todos os profissionais e familiares presentes. De acordo com a cuidadora Luiza Pingarilho, uma das nomeadas, a ocasião representa a conclusão de uma trajetória de estudos e sacrifícios.
“Destaco o mérito dos meus colegas, que com muito esforço e dedicação conquistaram a honra de estar aqui. É um orgulho pra mim fazer parte do primeiro processo de seleção oficial para cuidadores do nosso estado. Estamos todos muito alegres por ter o nosso pedido atendido pelo Governo do Estado”, comentou a profissional.
O ato solene foi acompanhado ainda pela deputada federal, Goreth Silva; os deputados estaduais, Jory Oeiras e Diogo Sênior; o vereador de Macapá, Claudiomar Rosa; o promotor de Justiça, Iaci Pelaes, e Josiel Alcolumbre representando o senador Davi Alcolumbre, além do professor Emanuel Batista, o patrono da Educação em 2024.
Concurso da Educação
O concurso ocorreu em 2022 e ofertou 1.182 cargos para chamamento imediato e 3.820 vagas para cadastro reserva. O mesmo foi homologado em julho de 2023 e, após os esforços da Secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Educação (Seed), estes primeiros candidatos estão à disposição da sociedade.
Dentre os 545 profissionais nomeados, estão 393 professores, incluindo Atendimento Educacional Especializado, 84 pedagogos, 61 cuidadores e sete intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além dos servidores nomeados, outros 600 profissionais avançam na etapa documental do concurso. A previsão é que sejam chamados mil profissionais aprovados até julho de 2025, dependendo da colocação no certame e da demanda na rede de ensino estadual.


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