Política

Eleitor macapaense decide neste domingo quem será o novo prefeito de Macapá

A disputa será entre Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania)


Neste domingo (20), as 292.718 pessoas aptas a votar em Macapá irão às urnas para escolher quem será o prefeito da cidade na legislatura 2021-2024. O segundo turno da disputa será entre Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania), os dois candidatos mais votados dos dez postulantes ao cargo. Será o oitavo prefeito de Macapá escolhido pelo voto direto.

Tão importante quanto decidir entre Furlan e Josiel é o comparecimento de mesários e eleitores às seções eleitorais observando as normas de segurança sanitária, uma vez que o Brasil volta a registrar um aumento nos índices de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Vale lembrar que o pleito ocorrerá das 7h às 17h, com atendimento prioritário aos maiores de 60 anos nas três primeiras horas de funcionamento das seções eleitorais.

No primeiro turno foi registrado o comparecimento de 217.161 (74,19%) eleitores e 75.557 abstenções, número que corresponde a 25,81% do eleitorado. Os votos em branco somaram 2,64% (5.740), e os nulos chegaram 4,38% (9.512). No primeiro turno, os eleitores macapaenses também escolheram 23 vereadores.

 

Perfis
Empresário e jornalista, José Samuel Alcolumbre, de 47 anos, mais conhecido como Josiel, nasceu em Belém (PA) e é filiado ao Democratas (DEM) desde 2010. Sua vice na chapa é Silvana Vedovelli (Avante). Eles concorrem pela coligação Macapá em Primeiro Lugar (PDT/PSC/PL/PV/PSDB/PSD/Solidariedade/PROS/Avante/Republicanos/PP/DEM).

Antônio Paulo de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan (Cidadania), tem 47 anos e é natural da Costa Rica. Sua vice na chapa é Mônica Penha (MDB). Eles são candidatos pela coligação De Coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN).

 

Locais de votação

Neste domingo (20), Macapá terá o segundo turno das Eleições Municipais de 2020. Como os endereços de algumas seções eleitorais podem ter sido alterados em razão das medidas de segurança adotadas para prevenir a propagação da covid-19, é importante checar com antecedência o seu local de votação.

Serviços indisponíveis
Como ocorre sempre nos finais de semana de eleições, alguns serviços oferecidos pelos portais da Justiça Eleitoral estão indisponíveis desde a noite de sexta-feira (18).

O Sistema de Filiação Partidária (Filia), o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) e o Sistema de Apoiamento a Partidos em Formação (SAPF) voltarão a funcionar após o término da totalização do segundo turno das eleições para prefeito em Macapá (AP), marcado para este domingo (20).

Outros serviços, como a certidão de quitação eleitoral e consulta ao local de votação, poderão sofrer instabilidades. Todos os sistemas voltarão ao funcionamento normal ainda na noite de domingo.


Deixe seu comentário


Publicidade