Política

Eleitores de Macapá vão às urnas para eleger Clécio Luís ou Gilvam Borges

A capital amapaense é a única cidade do estado onde o pleito tem 2º Turno, por ter mais de duzentos mil eleitores.


A Justiça Eleitoral está com tudo pronto para as 8h deste domingo, 30 de outubro, iniciar a votação em segundo turno da eleição majoritária que definirá o prefeito municipal de Macapá para o quadriênio 2017-2021, entre Clécio Luís (Rede) e Gilvam Borges (PMDB). As ações obedecem ao planejamento do TRE-AP previamente elaborado e de acordo com o Calendário Eleitoral. Todas as medidas seguem rigorosamente o cronograma estabelecido e a legislação brasileira.

A capital amapaense é a única cidade do estado onde o pleito tem 2º Turno, por ter mais de duzentos mil eleitores. Dos 277.689 eleitores aptos a votar, somente 213.359 foram às urnas no primeiro turno na cidade. O número de votos brancos foi de 5.763 (2,08%) e os nulos 13.201 (4,75%). As abstenções em relação às eleições de 2012, última para prefeito, reduziram, chegando a 45.366 (16,34%).

Mesários e Urnas Eletrônicas
Cento e cinquenta e cinco servidores da Justiça Eleitoral, 3.344 mesários e 350 coordenadores, atuarão no pleito. O número de seções eleitorais utilizadas será de 845 (cada uma delas com uma urna eletrônica), sendo que 512 são da 2ª Zona Eleitoral e 333 da 10ª Zona. Para a segunda etapa estarão disponíveis para a capital 116 urnas reversas, 65 para a 2ª Zona e 51 para a 10ª. Técnicos efetivos, terceirizados e acadêmicos treinados farão a manutenção das urnas.

Segurança e logística
Um efetivo de 694 policiais militares atuam neste domingo. Desses, 101 nas zonas rurais e ribeirinhas de Macapá (32 no arquipélago do Bailique) e 561 na área urbana da capital amapaense. Para eventualidades, 40 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e mais 25 PMs do Curso de Formação de Oficiais (CFA) ficam de sobreaviso.
Além da Polícia Militar, atuam neste dia de votação 24 bombeiros, noo Bailique; 54 homens da Guarda Municipal de Macapá, dão apoio à PM, além de cerca de 50 agentes da Polícia Federal e aproximadamente 40 policiais rodoviários federais.

Veículos
Para a realização do pleito, o Tribunal requisitou 55 veículos de instituições públicas municipais, estaduais e federais para o 2º turno das eleições municipais de 2016 na capital. Os automóveis são de pequeno e grande porte. O TRE também alugou 205 automóveis para completar a frota necessária para realizar o pleito em Macapá.

Corte eleitoral e fiscalização
Os juízes da Corte Eleitoral ficam em sessão permanente para resolver casos emergenciais. A Justiça Eleitoral (juízes de propaganda) e Ministério Público Federal (promotores) fazem a fiscalização nos locais de votação, postos de gasolina e demais locais onde possam ocorrer tentativas de compra de votos. As equipes de fiscalização percorrem vários pontos de Macapá durante todo o dia, para coibir ilícitos nas eleições.


Deixe seu comentário


Publicidade