Política

Equipamentos e insumos para abertura do Hospital Universitário devem desembarcar até domingo em Macapá

A informação foi dada por Jardel Nunes, assessor da presidência do Senado


O Bloco I do Hospital Universitário (HU), na Zona Sul de Macapá, vai receber do Ministério da Saúde, até domingo (24), 100 leitos, 30 respiradores, 30 monitores, 120 bombas e insumos. Além disso, está prevista a chegada de 180 profissionais da saúde para atuarem na unidade, no combate à pandemia do novo coronavírus.

 

O anúncio foi feito pelo assessor da presidência do Senado Federal, Jardel Nunes, ex-secretário de Saúde do Amapá, aos parlamentares da Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa. A informação foi dada durante reunião por videoconferência, realizada nesta quarta-feira (20). A confirmação chega dois dias após a visita dos legisladores a unidade.

Segundo Jardel, a liberação é uma articulação do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM), juntamente com os demais senadores. “Acabei de ser informado pelo senador Davi Alcolumbre que o avião da Força Aérea Brasileira deve pousar no Aeroporto Internacional de Macapá até domingo com todos os equipamentos disponibilizados e insumos para que o Hospital Universitário possa entrar em funcionamento”, confirmou Jardel Nunes.

 

Também foi garantida a chegada de aproximadamente 180 profissionais de saúde para atuarem no HU. Segundo Jardel, entre os profissionais devem chegar ao estado 20 médicos intensivistas, 20 enfermeiros, 20 fisioterapeutas e mais de 100 técnicos de enfermagem.

 

“Diante do foi anunciado pelo assessor do presidente do Senado, Jardel Nunes, vamos construir uma força-tarefa, numa situação de emergência, para que o estado inicie as instalações dos equipamentos para que a unidade possa receber os pacientes, já que o Ministério da Saúde também está encaminhando profissionais para atuarem no HU”, disse o presidente da comissão, deputado Max da AABB (SD).

 

Ele informou aos membros da Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Amapá que a área onde irá funcionar as 30 UTIs já está pronta e que até sexta-feira o espaço destinado aos leitos clínicos deve estar concluída.


Deixe seu comentário


Publicidade