Política

Fátima Pelaes debate em apresentação de pesquisa

Segundo Pelaes, a SPM fez uma pesquisa em parceria com o Instituto Maria da Penha que apresentou dados complementares.


A chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Fátima Pelaes, participou, nessa terça-feira, 9, em Brasília, da apresentação da pesquisa ‘Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil’, realizada pelo Instituto DataFolha, Instituto Avon e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Dentre os resultados a pesquisa destacou que em cada três brasileiros, dois já presenciaram uma mulher sofrer violência.

Segundo Pelaes, a SPM fez uma pesquisa em parceria com o Instituto Maria da Penha que apresentou dados complementares.Pela pesquisa, a maioria das pessoas acredita ser pequena a violência contra a mulher, “mas quando é explicado o que é a violência contra a mulher segundo a Lei Maria da Penha, a situação muda completamente”. Para Pelaes, o levantamento em conjunto com o Instituto Maria das Penha revela uma melhor perspectiva do que é violência “e ao mesmo tempo é um instrumento de conscientização da sociedade sobre mudança de comportamento”.

Dados – A pesquisa DataFolha, Avon e Fórum Brasileiro de Segurança Pública teve abrangência nacional. O levantamento revelou que 73% da população acredita que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 10 anos;51 da população viram mulheres sendo abordadas na rua de forma desrespeitosa e registrou que 40% das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de assédio. A apresentação da pesquisa faz parte do programa “Respostas eficazes à violência contra as mulheres”. Pelaes acrescentou que nos próximos dias deverá ser anunciada,em nível nacional, uma ampla mobilização entre sociedade civil, governos, judiciários e institutos internacionais para enfrentamento e prevenção à violência e promoção da igualdade entre homens e mulheres.


Deixe seu comentário


Publicidade