Política

Fátima Pelaes palestra em congresso em SP

Em sua palestra, Pelaes lembrou que, apesar de em grande parte dos municípios brasileiros as mulheres serem maioria, ganham 30% menos que os homens e são alvo preferencial da violência.


A chefe da Secretaria Nacional de Políticas para As Mulheres (SPM/MDH), Fátima Pelaes, fez uma apresentação, na noite dessa terça-feira, 25, em São Paulo, sobre o tema ‘Política para as mulheres – porque é fundamental para desenvolver seu município’ para o público do 61° Congresso Estadual de Municípios. Durante toda a semana , o congresso vai trocar experiências, informações e análise dos assuntos mais emergentes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, prefeitos, ministros e parlamentares.

Em sua palestra, Pelaes lembrou que, apesar de em grande parte dos municípios brasileiros as mulheres serem maioria, ganham 30% menos que os homens e são alvo preferencial da violência. Para mudar esta realidade, a secretaria disse que a SPM implantou o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que compreende enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher, saúde integral feminina, enfrentamento de todo tipo de preconceito e educação para a igualdade, dentre outras ações.

Foco – Pelaes acrescentou que dentre as prioridades da SPM estão as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Essa política, segundo a secretária, inclui a construção da Casa da Mulher Brasileira(espaço que reúne todos os serviços de atendimento à vítima de violência), a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180(recebe e encaminha denúncias de violência), Patrulha Maria da Penha (unidades de segurança das mulheres com medidas protetivas de urgência) e Unidades Móveis de Atendimento (dedicada a mulheres do campo ,ribeirinhas e da floresta). A secretaria finalizou falando dos OPMS, órgãos que visam formular políticas municipais a fim de garantir direitos, promover a igualdade e enfrentar a violência.


Deixe seu comentário


Publicidade