Política

Fórum dos Vice-Governadores aborda situação emergencial das vacinas contra covid-19 no controle da pandemia

Vice-governador, Jaime Nunes, destacou o empenho do Governo do Amapá na aquisição e distribuição dos imunizantes para os municípios


O controle da pandemia da covid-19 tomou conta das discussões no Fórum dos vice-governadores do Brasil, nesta sexta-feira, 16. Realizado por videoconferência, o encontro contou com a participação do vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, e de representantes de mais 14 Estados e do Distrito Federal.

Nunes destacou que o Amapá está cumprindo com o Plano Estadual de Vacinação e, no ranking de aplicação das vacinas de covid-19 recebidas pelo Ministério da Saúde, ocupa o 13°lugar com 54,96%, estando Amapá da média nacional no percentual da primeira dose. Outro ponto abordado foi a situação emergencial para aquisições e distribuições de vacinas  e de medicamentos usados para os pacientes em Unidades de Terapias Intensivas.

Jaime Nunes ressaltou, que o Governo do Estado do Amapá entrou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal para garantir direito de utilizar as 450.000 doses da vacina Sputnik V. O contrato de compra com o fabricante já foi assinado, mas é preciso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a sua importação e uso. As doses adquiridas irão garantir a proteção da população amapaense.

Durante o encontro, a senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, falou sobre os esforços junto à comunidade internacional, citando articulação com os representantes dos Estados Unidos e da China para que o Brasil consiga ter acesso às vacinas.

Ao final do Fórum, os membros acataram as sugestões de solicitação de audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e ainda, que seja inserido o tema: Meio Ambiente na pandemia, na pauta da próxima reunião ordinária prevista para acontecer na segunda semana do mês de maio.


Deixe seu comentário


Publicidade