Política

Fundador da SOS Mata Atlântica diz que Margem Equatorial é assunto para plebiscito ou referendo

Para Fábio Feldmann, a população tem que decidir permitindo que os dois lados debatam a questão


 

Em passagem por Belém do Pará, onde participou de eventos do governo do estado e do Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA), o deputado constituinte do capítulo do meio ambiente, advogado, ambientalista e fundador da SOS Mata Atlântica, Fábio Feldmann, comentou sobre temas atuais como a COP 30, o Marco Temporal e a Margem Equatorial.

 

Sobre a Margem Equatorial, o Ibama negou autorização para o estudo da exploração do petróleo na Foz do rio Amazonas, costa do Amapá. Houve uma polêmica grande, com os governadores e os empresários apoiando a Petrobras.

 

Para Fábio Feldemann, o potencial do Pré-sal na região leva a uma questão que a sociedade vai ter que decidir. “A queima do combustível fóssil é a principal causa do aquecimento global. Cientistas no mundo inteiro têm apontado que temos que abrir mão do petróleo. Isso coloca um desafio para o mundo que é substituir o combustível fóssil. A matriz energética do Brasil é exemplo na participação grande da hidroeletricidade”.

 

“Muitos países, como a Noruega, financiadora do Fundo Amazônia, são exportadores de petróleo. Os países têm que abrir mão, mas não estão. O aquecimento global está aumentando, a agricultura brasileira pode sofrer com a mudança do regime de chuvas. No caso do Ibama, acho que analisou por algumas perspectivas técnicas da viabilidade. Não acho que é trivial e nem fácil (a decisão) porque tem um PIB potencialmente enterrado na foz, que todo mundo vê com perspectiva de geração de renda e arrecadação de tributos. Acho que essa decisão não tem que ser do governo Lula ou do Congresso, a população tem que ser consultada, por plebiscito ou referendo, que permitiria que os dois lados debatam”, finalizou.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade