Política

Gestores de Saúde dos municípios recebem Moção de Aplauso da Alap

O reconhecimento é em razão do alto índice de vacinação contra a gripe obtido em 2023 pelo Amapá


 

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou nesta semana a entrega de moções de aplauso aos secretários municipais e à secretária estadual de saúde, em razão do alto índice de vacinação contra a gripe obtido em 2023 pelo Amapá.

 

Números do Ministério da Saúde apontam uma taxa de imunização no estado superior a 95%. “Estou muito feliz com esse reconhecimento. Hoje o Amapá está liderando o ranking nacional de vacinação contra a gripe, motivo de muito orgulho para todos nós”, comemorou Marcel Menezes, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems/AP) e secretário de saúde de Laranjal do Jari.

 

Moção de Aplauso é uma manifestação oficial da Alap sobre determinado assunto, prevista no Regimento Interno da Casa de Leis. As moções em questão foram propostas pela deputada Alliny Serrão (União), chefe do Legislativo Estadual, e aprovadas, por unanimidade, pelos parlamentares.

 

“É motivo de alegria poder homenagear esses homens e mulheres que ajudaram a colocar o Amapá no topo do ranking do Brasil como o estado que mais vacinou. A gente sabe que foi um trabalho árduo, de muitas mãos, e queremos levar esse nosso agradecimento a todas as equipes de saúde de todos os municípios, a todos os profissionais de saúde. Sabemos o quanto esse trabalho é fundamental para salvar vidas”, pontuou Serrão.

 

A cerimônia de entrega das moções ocorreu na sede da Alap e, além da presidente do Legislativo Estadual, Dep. Alliny Serrão (União), contou com as presenças dos deputados Jory Oeiras (PP), Diogo Sênior (MDB), Rayfran Beirão (SDD) e Telma Nery (Cida).

 

“É um momento muito importante de reconhecimento, de valorização de todo um serviço conjunto de união dos segmentos, das secretarias, do Governo, da Assembleia, do Ministério da Saúde, da Força Nacional e da Opas. Todos juntos em prol daquilo que realmente é importante: salvar vidas. A etapa da vacina foi feita em 45 dias. É um reconhecimento que nos faz crer que estamos realmente no caminho certo, que nós temos ainda muito a fazer, mas que os resultados já vão começar a aparecer, já estão aparecendo”, frisou Tânia Vilhena, secretária-adjunta estadual de saúde, que representou Silvana Vedovelli, titular da pasta.

 

Compareceram à solenidade para serem agraciados, os seguintes secretários municipais de saúde: Marcel Menezes (Laranjal do Jari), Adevan Mira (Amapá), Cassia Alencar (Calçoene), Alexsandro Marques (Cutias), Pedro Rodrigues (Ferreira Gomes), Elisangela dos Santos (Itaubal), Aline da Silva (Mazagão), Josimar dos Santos (Oiapoque), Esmeralda Montenegro (Porto Grande), Ithiara Madureira (Santana), Tarlysson Soares (Serra do Navio) e Lilian Abreu (Tartarugalzinho). Ana Cláudia Costa (Pedra Branca do Amapari) e a secretaria estadual de saúde, Silvana Vedovelli, não puderam estar presentes e foram representadas por Elza Guerra e Tania Vilhena, respectivas secretarias adjuntas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade