Política

Gestores elaboram estatuto e discutem propostas pedagógicas para escolas quilombolas

Encontro reúne os corpos docentes de escolas quilombolas estaduais e municipais de Macapá, Tartarugalzinho, Vitória do Jarí e Oiapoque. Objetivo é atrelar conhecimentos étnico-raciais  aos conteúdos científicos


 Promovido pela secretaria de estado de Educação (Seed), está acontecendo em Macapá, no Centro de Convenções João Baptista de Azevedo Picanço (Avenida FAB) o I Encontro Estadual de Gestores Quilombolas. O gerente do Núcleo de Educação Étnico-racial da Seede, Rodrigo Oliveira, explicou na manhã desta quarta-feira (27) no programaLuizMeloEntrevista(DiárioFM 90,9) que o encontro visa discutir propostas pedagógicas para as escolas, como forma de atrelar conhecimentos étnico-raciais aos conteúdos científicos e elaborar o estatuto das escolas quilombolas.
“Participam do encontro os gestores das 22 escolas estaduais quilombolas do estado e das escolas do município. Nosso objetivo é construir o estatuto dessas escolas e discutir propostas pedagógicas curriculares específicas, como também aperfeiçoar os conhecimentos sobre como tratar melhor as diversidades étnico-raciais do nosso estado. Além das escolas de Macapá, temos também a participação das escolas quilombolas de Tartarugalzinho, Vitoria do Jarí e Oiapoque. Após o encontro o estatuto já aprovado e a grade curricular serão divulgados pela Seed”.
Perguntado se nessas escolas estudam apenas crianças e jovens quilombolas, Rodrigo esclareceu que as escolas são localizadas em quilombos, mas abrigam não apenas quilombolas: “O MEC (Ministério da Educação) define como quilombola a escola que está localizada em comunidade quilombola, mas nelas não estudam apenas quilombolas, como também filhos de agricultores que moram nesses locais. Por isso há necessidade de permear o conteúdos científicos com os conhecimentos étnico-raciais, recuperando as nossas praticas pedagógicas.

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