Política

Governador Clécio participa de encontro com o presidente francês Emmanuel Macron, em Brasília

Amapá é o estado brasileiro que possui a maior fronteira com o país europeu, por meio da Guiana Francesa


 

O governador do Amapá, Clécio Luís, participa nesta quinta-feira, 28, do encontro entre Brasil e França, em Brasília–DF, que faz parte da programação da visita oficial do presidente francês, Emmanuel Macron, ao país. Com 700 quilômetros de extensão, o Amapá é o estado brasileiro que possui a maior fronteira com o país europeu, por meio da Guiana Francesa.

“Retomamos no ano passado as relações com a França, por meio do Conselho do Rio Oiapoque e a Comissão Mista Transfronteiriça Brasil e França, que tratam de questões da fronteira entre as populações coirmãs. Já avançamos em alguns assuntos, e com a visita do presidente francês ao Brasil, que simboliza essa união, tenho certeza de que conquistaremos benefícios ainda maiores para ambos os países, especialmente para o estado do Amapá”, destacou o governador.
O presidente da França está no Brasil desde terça-feira, 26, e já cumpriu agendas em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, onde tratou sobre a Conferência do Clima da ONU na Amazônia em 2025, a COP30; participou do lançamento do submarino Tonelero (S42) e do Fórum Econômico Brasil-França, na Fiesp.

Em Brasília, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron irão debater sobre os desafios globais, especialmente os que envolvem a Amazônia, como a proteção da biodiversidade, transição ecológica e descarbonização das economias. Além de investimentos bilaterais.

Como parte da programação, o governador Clécio Luís também participa do encontro entre o presidente da França e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.
Relação Amapá-França

 

 

Comissão Transfronteiriça

Em 2023, depois de 4 anos, a Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França teve as atividades presenciais retomadas, sob coordenação do Governo do Amapá, pela articulação da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty.

O Brasil se faz presente, com o governador, Clécio Luís; o chefe do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Flavio Goldman; e as comitivas do Estado do Amapá e do Governo Federal.

No encontro foram tratadas demandas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, relações comerciais e diplomáticas, a rodovia BR-156, entre outros assuntos que impactam a vida de quem mora dos dois lados de fronteira.

 

 

Conselho do Rio Oiapoque

O Governo do Amapá realizou, em março deste ano, a 6ª Reunião do Conselho do Rio Oiapoque, que ouviu demandas das populações da região de fronteira entre o Brasil e a França. O encontro aconteceu na sede do Exército Brasileiro, na vila de Clevelândia do Norte, e reuniu autoridades e moradores dos dois lados que, juntos, definiram sete propostas de melhorias para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico da região.

As sugestões serão submetidas à avaliação dos governos brasileiro e francês ainda em 2024, na 13ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que será realizada em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade