Política

Governador e prefeitos abrem fórum debatendo Plano Estadual de Vacinação e Educação

Encontro é realizado nesta terça-feira, 12, e reúne o governador Waldez Góes e prefeitos e representantes dos 16 municípios para debater ações integradas.


O govenador do Amapá, Waldez Góes, reúne nesta terça-feira, 12, os prefeitos e secretários municipais de Educação e Vigilância em Saúde para alinhar ações integradas voltadas ao Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 e também o programa Criança Alfabetizada, desenvolvido em parceria pelo sistema Colabora Amapá.

Durante o encontro, denominado Fórum Governo e Prefeituras juntos por um Estado Forte, Góes destacou que o Estado já oficializou uma reserva de 360 mil doses de vacina, resultante de articulação com o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan. O Amapá possui R$ 20 milhões do Tesouro Estadual para aquisição da primeira etapa de imunização.

“É importante esse nivelamento do governo com os 16 municípios, secretários e coordenadores de Vigilância em Saúde, pois requer vacinas e os insumos, a rede de frio, distribuição, monitoramento, aplicação, capacitação de servidores, grupos prioritários e o estado está organizado com o Plano Estadual”, explicou o governador.

Ele também enfatizou que objetivo do plano é manter a rede estadual preparada para receber, distribuir e aplicar a vacina na população, assim que o Ministério da Saúde (MS) liberar as doses, além de prestar apoio aos municípios para que a imunização seja eficaz nos 16 municípios.

 

Colabora Amapá

Outro tema debatido durante o fórum foi o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras, o Colabora Amapá. O programa que foi lançado em 2018 para fortalecer políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população, com destaque para a Educação e Inovação Tecnológica.

De acordo com Waldez Góes, o programa Criança Alfabetizada, que dá ferramentas para alfabetizar estudantes na idade certa, trabalha a fluência em português e matemática do aluno do 1° e 2° ano para que apresente excelente resultados na Escola de Tempo Integral. Dos 16 municípios, apenas sete ainda não possuem este modelo.

“Estamos trabalhando há três anos esse programa em parceria com os municípios e requer muito planejamento e, no fórum, vamos atualizar as informações do Regimento de Colaboração na Educação”, destacou.

 

Saneamento básico

O fórum também abordou o Plano Estadual do Políticas de Saneamento Básico. O chefe do Executivo estadual enfatizou que para os resultados é necessário o trabalho integrado.

“O terceiro tema deste encontro é a política de saneamento básico que compõe o plano estadual. É uma parceria do Governo do Amapá com o BNDS. Mas esse trabalho só pode avançar com o compromisso dos 16 municípios”, finalizou Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade