Política

Governador mantém flexibilização de medidas por mais 14 dias

Decreto governamental foi assinado na noite de segunda-feira (10), pelo governador do Amapá, Waldez Góes, após reunião com prefeitos e representantes do Coesp.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Durante reunião na noite de segunda-feira (10) com os prefeitos e o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), o governador do Amapá, Waldez Góes, prorrogou, por mais 14 dias, as medidas de reabertura gradual das atividades econômicas no estado.

O gestor disse que a flexibilização das medidas decorre dos números epidemiológicos fornecidos pelo Coesp. Ele declarou que apesar de algumas mudanças nos indicadores epidemiológicos, o Amapá segue na fase laranjada de classificação, indicando risco moderado.

“Mantivemos a reabertura gradual das atividades em áreas importantes, como o comércio, no sentido de aquecer a economia, mas de forma segura e responsável”, declarou Waldez em entrevista na manhã desta terça-feira (11) ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM).


Waldez lembrou que a população precisa manter a guarda erguida para que haja um melhor resultado na política de enfrentamento ao novo coronavírus. “Apesar de estarmos em risco moderado, na última semana três indicadores promoveram a elevação da curva. A taxa de transmissão viral, que estava em 0,95m subiu dois décimos. Com isso, a média de casos diários, que era de 177 novos casos, saltou para 241. Como efeito cascata aumentou também a procura por atendimento nas UBS. Mas, graças a Deus não houve reflexo no número de internações. Hoje a nossa taxa de ocupação de leitos de UTI está abaixo dos 70%, enquanto que a ocupação de leitos clínicos é de menos 50%. Então, não podemos baixar a guarda”, lembrou.

Ao anunciar a continuidade das medidas de proteção à vida e à economia, em decreto, o governador também defendeu a vacinação dos profissionais da educação. Em ofício de 23 de abril, Waldez Goes já havia oficializado à Comissão Intergestora Bipartite (CIB) a necessidade de pactuação para a vacinação dos profissionais da Educação.

Ainda durante a reunião com os prefeitos, Góes avaliou o relatório epidemiológico dos últimos 15 dias e alinhou as medidas a serem adotadas, como, por exemplo, as aulas presenciais que permanecem suspensas na rede pública e privada de ensino, em todos os níveis, e tratou sobre a vacinação dos profissionais da educação.

Para isso, as secretarias municipais de educação e as instituições privadas de ensino, deverão mobilizar os profissionais para preenchimento da ficha cadastral disponível no endereço nte.ap.gov.br/servidorseed. As informações servirão de base para o planejamento da vacinação para este público, critério fundamental para a retomada responsável e gradual das aulas presencias da rede estadual pública e privada.

“A vacinação é a prioridade, por isso estamos buscando garantir a imunização desses profissionais. Estamos na classificação moderada do risco da doença, mas não podemos baixar a retaguarda, os cuidados devem continuar para que possamos ter uma retomada gradual e segura das atividades”, concluiu Góes.

 

Reportagem: Rodrigo Silva
Imagens: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade