Política

Governadores alinham com Governo Federal a aquisição, distribuição e aplicação da vacina contra o novo coronavírus

As ações foram apresentadas durante videoconferência com os governadores dos estados e Ministério da Saúde, nesta terça-feira, 21.


Foto: Márcio Pinheiro

O governador do Amapá, Waldez Góes, participou nesta terça-feira, 20, de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e mais 26 governadores para alinhar sobre a aquisição, distribuição e aplicação da vacina contra o novo coronavírus. Toda a ação será coordenada pelo governo federal junto aos governos estaduais e municipais. A expectativa é iniciar a imunização a partir de janeiro de 2021.

Para o governador Waldez Góes, é importante que os governos federal, estadual e municipal atuem em conjunto na prevenção e enfrentamento ao vírus.

“Ficamos felizes com as notícias dadas pelo ministro, que logo teremos a vacina disponível para a população. Todo o plano de trabalho será coordenado pelo governo federal com estados e municípios. Sem dúvidas, isso representa uma grande conquista para a saúde e brasileiros”, afirmou Góes.

De acordo com o Ministério da Saúde, um protocolo de intenções foi assinado para adquirir 46 milhões de doses da Vacina Butantan – Sinovac/Covid-19, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), além das vacinas AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac, somando 186 milhões de doses que serão disponibilizadas em 2021.

“Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, garantiu Pazuello.

Para isso é preciso a aprovação e registro do imunobiológico junto à Anvisa – conforme prevê o artigo 12 da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976.


Deixe seu comentário


Publicidade