Política

Governo do Amapá e Ministério da Agricultura debatem ações para fortalecer o agronegócio e o setor primário no estado

Um dos pontos da reunião foi evidenciar o Amapá com uma nova fronteira agrícola do país para atrair investimentos do setor privado


 

O vice-governador do Amapá, Antônio Teles, reuniu nesta segunda-feira, 29, com o secretário-executivo e ministro interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Irajá Lacerda, e diretores das pastas ligadas ao setor primário e do agronegócio, para debater ações estratégias para o avanço dos seguimentos no estado. O encontro ocorreu na sede da vice-governadoria, em Macapá.

 

Um dos pontos debatidos no encontro foi evidenciar o Amapá como nova fronteira agrícola do Brasil e, desta forma, criar mecanismos junto ao Governo Federal, para atrair investimentos do setor privado na área do agronegócio, que também vão beneficiar a produção rural no estado.

 

 

“Existe duas vias essenciais para viabilizar que o Amapá seja atrativo, que é a desburocratização dos processos dentro das instituições, seja do Estado ou da União, e a criação das linhas de crédito, e isso já está ocorrendo e o nosso estado vem cada vez mais ganhando visibilidade para investimento no agronegócio e como consequência na agricultura familiar”, destacou o vice-governador, Teles Júnior.

 

Em 2023, o Governo do Amapá lançou consultas públicas para licenças ambientais e já trabalha na liberação de mais de 36 mil hectares de áreas para o plantio de grãos e manejo florestal.

 

 

“Nós acreditamos que o estado tem todo o potencial para contribuir tanto para a sustentabilidade e também com a produção de alimentos, ou seja, é possível nos alinhamos desenvolvimento com preservação ambiental”, enfatizou o ministro interino e secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda.

 

Durante o encontro, também foi definido que o Mapa irá atuar junto com o Governo do Estado para organizar exercícios dentro das instituições que agilizem os processos de licenciamento e emissão de concessões.

 

Participaram do encontro o deputado estadual Jesus Pontes, representante da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e o superintendente de Agricultura e Pecuária do Amapá (Mapa), Samuel Sales.

 


Deixe seu comentário


Publicidade