Política

Hospital Universitário entra em operação para atender pacientes com a Covid-19

Após esforço concentrado, estrutura do Hospital Universitário entrou em operação para enfrentamento à pandemia no Amapá


O Centro Covid do Hospital Universitário entrou em operação na tarde desta sexta-feira (05), após cerimônia que contou com as presenças do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, governador Waldez Góes (PDT), dos ministros da Saúde e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Pazuello e Rogério Marinho, além de outras autoridades e representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

 

Esta é a quinta estrutura montada no estado do Amapá para atender pacientes infectados pela Covid-19 e garantir reforço no enfrentamento à pandemia. A unidade é resultado de uma articulação de presidente do Senado, bancada federal, com parceria entre Estado e Unifap.

A estrutura cedida ao Governo do Amapá terá capacidade para até 109 leitos, sendo inicialmente 32 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de alas para indígenas, crianças e leitos para nefrologia, além de espaço administrativo, enfermarias, farmácia, almoxarifado e vestiário.

 

Davi é o responsável também pela ida dos profissionais cedidos pelo ministério da Saúde, através do ‘Programa Brasil Conta Comigo’ para atuarem na linha de frente dos atendimentos. Até o momento, foram disponibilizados 134 profissionais pela Pasta em Brasília.

Outros 117 já foram selecionados e chegarão ao Amapá, após verificação de documentação, treinamento e logística, totalizando 219. Parte da equipe, formada por 20 médicos, 20 enfermeiros, 120 técnicos de enfermagem e 20 fisioterapeutas, vai trabalhar na ala intensiva, enquanto que os outros l20 médicos e enfermeiros, acompanhados de 72 técnicos de enfermagem, atuarão nos centros clínicos.

 

Além da equipe médica, o presidente do Congresso Nacional também conseguiu 280 novos equipamentos para estruturação dos leitos, sendo 30 monitores multiparâmetros, 30 ventiladores mecânicos, 120 bombas de infusão e 100 oxímetros de pulso para gerenciamento do tratamento intensivo, além de EPIs e material de óbito.

 

No mês passado, o HU também já havia recebido 40 respiradores para estruturar a unidade, enviados pelo ministério da Saúde, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, medicamentos como bloqueadores neuromusculares e sedativos, máscaras, toucas, aventais hospitalares, macacões, protetores faciais e álcool em gel.

Um termo de doação do Ministério da Saúde garante que, após o fim da pandemia, os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

 

“Não foi fácil, mas conseguimos, trabalhando juntos para implantar mais um centro de combate à pandemia. O HU nasceu da união de esforços em um momento de muita dificuldade para todos nós, amapaenses. Temos sofrido com a perda de várias vítimas nessa guerra, mas a abertura de mais uma unidade hospitalar vai reforçar nossas armas e nos ajudar a salvar mais vidas. Precisamos continuar seguindo”, disse Davi.

 

“Estamos atuando de forma integrada, comprometidos, ombreados para esse enfrentamento. O Amapá está adotando todas as medidas para esse enfrentamento e o apoio do presidente do Congresso, bancada federal e do Governo Federal, são imprescindíveis para que possamos reforçar nossa retaguarda nessa guerra”, disse o governador Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade