Política

Juiz Rommel Araújo é eleito desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá

Rommel Araújo atua há 26 anos na magistratura, tendo passado pelas varas da Família e de Execução Penal. Atualmente faz parte da Turma Recursal. Concorria ao cargo de desembargador pela terceira vez.


Paulo Silva
Da Editoria de Política

Com 512,6 pontos, o juiz Rommel Araújo de Oliveira, presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais, foi eleito nesta quarta-feira (27/9) desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e deve assumir a cadeira na sexta-feira, dia 29.

A vaga estava aberta desde maio com a aposentadoria do desembargador Raimundo Vales, que vinha sendo substituído pela juíza convocada Stella Simonne Ramos.

Da sessão participaram apenas os desembargadores, com exceção de Carmo Antônio de Souza, por possuir laços de parentesco com Rommel, e de César Augusto, ausente por motivo de doença.

Oriundo do primeiro concurso da magistratura amapaense, realizado em 1991, foi a terceira vez que o juiz Rommel figurou em uma lista de concorrentes para o desembargo, pelo critério de merecimento.

Além deles disputaram o processo os juízes: Eduardo Freire Contreras, Rommel Araújo de Oliveira, Mário Euzébio Mazurek, Stella Simonne Ramos, Alaíde Maria de Paula, Antônio Ernesto Amoras Collares, José Luciano de Assis, César Augusto Scapin e Décio José Santos R ufino.

Os nove juízes são magistrados de entrância final, integrantes do quinto mais antigo da classe. Para melhor compreensão, esse número de concorrentes corresponde a 20% do número total de magistrados localizados na última classe do primeiro grau, ou seja, na entrância final. Atualmente o TJAP conta com 44 magistrados nessa classe.

Com os votos dos desembargadores entregues em envelopes lacrados, o presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, convidou a juíza Elayne Cantuária, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá, para proceder a apuração juntamente com Gláucio Maciel Bezerra, diretor-geral do Tribunal.

Após a apuração, de uma sessão que durou cerca de três horas, o presidente do TJAP anunciou o resultado, com vitória do juiz Rommel – que contabilizou 512,6 pontos.

Com 26 anos de carreira de uma trajetória iniciada em 1991 no Poder Judiciário, o juiz Rommel Araújo de Oliveira teve dedicação exclusiva à magistratura do Amapá. Nos cinco primeiros anos atuou na Vara de Família, em seguida atuou por 15 anos em Vara Criminal e atualmente é presidente da Turma Recursal.

Rommel Araújo esteve presente e atento por toda a sessão. “Vim acompanhar porque sempre acreditei no Tribunal de Justiça e sempre procurei honrá-lo. Quero continuar trabalhando em nome da Justiça pelo bem da comunidade e do povo do Amapá. Venho trazer a minha parcela de colaboração e de trabalho agora para o 2º Grau do Poder Judiciário do Amapá, com o mesmo objetivo e o mesmo ideal de cumprir as leis do meu país, de promover a Justiça e, acima de tudo, de obedecer todos os mandamentos da Constituição Federal”, disse o novo desembargador.

“Com a escolha do doutor Rommel, e a partir de sexta-feira com sua posse, a Corte do TJAP fica completa com nove desembargadores. Damos as boas vindas ao magistrado e desejamos sucesso nesse novo desafio”, finalizou o presidente, desembargador Carlos Tork.


Deixe seu comentário


Publicidade