Política

Manifestação contra Dilma pode reunir cerca de 5 mil pessoas e

Polícia Militar monta forte esquema de segurança para evitar atos de vandalismo



 

Cerca de cinco mil pessoas são esperadas no início da tarde deste domingo, na Praça da Bandeira, local da concentração para a Manifestação de 15 de Março, em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff.

Da Praça da Bandeira, os manifestantes seguem pela avenida FAB em direção à rua Leopoldo Machado, passando pela avenida Presidente Vargas, rua Cândido Mendes e avenida Padre Júlio. A dispersão ocorrerá na Praça Beira Rio, em frente à Casa do Artesão. O movimento, que ocorre em todo o país, foi articulado através de redes sociais e grupos de chat. O objetivo principal é pressionar o Congresso Nacional a abrir processo de impeachment contra a Presidente da República.

Segurança
A Polícia Militar do Amapá (PM-AP) preparou um esquema especial de segurança para a manifestação. Segundo o comandante da PM, coronel José Carlos, o plano, que é semelhante ao do carnaval, objetiva a segurança da população e dos patrimônios público e privado.

A PM vai começar a atuar a partir das 14h. Um efetivo de 480 policiais vai acompanhar o percurso do protesto. Além do policiamento a pé, também serão empregados os efetivos do Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTRAN) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), três viaturas de área e cinco viaturas extras para casos de emergência. A Tropa de Choque com 80 policiais ficará próximo a Praça da Bandeira (local da concentração do manifesto).

A preocupação da PM é com a infiltração de grupos que aproveitam a aglomeração para cometer vandalismo e outros crimes. Por esse motivo, revistas serão realizadas em pessoas suspeitas, principalmente em mochilas. “A revista se faz necessária porque nos protestos que ocorreram em [junho de] 2013, por exemplo, foram detectados materiais cortantes dentro de sacolas e mochilas”, justificou o subcomandante da corporação, coronel Rodolfo Oliveira.

A polícia também usará a Central de Monitoramento. Câmeras de segurança vão cobrir toda a área da manifestação. “Também estamos com uma equipe de Comunicação que vai atuar no registro de imagens que vão auxiliar na identificação de vândalos e servirão como prova de crimes cometidos”, explicou.


Deixe seu comentário


Publicidade