Política

MCom entrega mil computadores ao governo para reforçar ensino em 30 escolas estaduais

A entrega foi anunciada durante a Caravana Federativa, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, na presença do ministro Juscelino Filho


 

Reforçando a educação pública e promovendo a inclusão digital, o Governo do Amapá recebeu nesta sexta-feira, 3, a doação de mil computadores para a rede estadual de ensino. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Ministério das Comunicações e serão distribuídos para mais de 30 escolas em todo estado. A medida cumpre a proposta do Plano de Governo da gestão, que visa levar a tecnologia às salas de aula.

 

A entrega dos aparelhos foi anunciada durante a Caravana Federativa no Amapá, evento para fortalecer a cooperação entre a União, estados e municípios. Na ocasião, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a parceria do Governo Federal com os estados para promover um país mais inclusivo digitalmente.

 

 

“Durante a pandemia, vimos os desafios e a necessidade real de ter as escolas conectadas com internet e equipamentos para os alunos. Por isso, promover o acesso à internet nas escolas é uma das grandes prioridades, não só na entrega de equipamentos, mas também na capacitação de jovens”, ressaltou o ministro.

 

As máquinas são oriundas do Centro de Recondicionamento de Computadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), espaço que revitaliza eletroeletrônicos, deixando-os em plenas condições de funcionamento. A doação é resultado de uma articulação do senador Davi Alcolumbre.

 

 

“São conquistas de grande relevância para nosso estado. Estamos preparando nossos jovens à altura para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, levando o acesso à internet e tecnologia”, destacou Alcolumbre.

 

Benefício a comunidade escolar

A maior parte das máquinas será destinada para unidades de Macapá, Santana, Pedra Branca e Calçoene. Os 600 notebooks e 400 computadores de mesa doados serão entregues às escolas estaduais pelo Governo do Amapá ainda neste semestre. As escolas receberão as máquinas de acordo com a quantidade de alunos e materiais já existentes.

 

A expectativa é que os computadores contribuam não só com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, mas também democratizem o acesso à comunicação das comunidades, como explica a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

 

“Cada município terá pelo menos uma escola que será contemplada. Além do benefício pedagógico, também vale ressaltar como os computadores podem beneficiar os pais, os moradores dos municípios que poderão contar com a escola para ajudar no acesso a serviços digitais”, explica a gestora.

 

Para agradecer a iniciativa, a estudante Lohana Chumber, de 15 anos, subiu ao palco da Caravana Federativa e leu uma carta aos presentes, ressaltando os benefícios da inclusão digital na educação de inúmeros jovens do distrito do Lourenço, o seu local de nascimento.

 

 

“Recebemos o governador e o senador Davi no nosso distrito, ano passado, e contamos como o nosso acesso à equipamentos na escola era precário. Esses computadores vão nos ajudar a estudar e nos inscrever no Enem, por exemplo, o que é um ganho muito grande”, conta Lohana.

 


Deixe seu comentário


Publicidade