Política

Militar da reserva pode acumular proventos de aposentadoria e remuneração como professor do estado do Amapá, decide TRF1

Regra não impede cumulação dos proventos da inatividade militar com os rendimentos da atividade de magistério


A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) assegurou ao policial militar aposentado Armando Alves Júnior, o direito de receber cumulativamente os proventos decorrentes do exercício do cargo de militar da reserva com a remuneração do cargo de professor do estado do Amapá ao dar provimento à apelação contra a sentença, da 2ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Amapá, que denegou a segurança afastando esse direito e considerou ilegal a acumulação, determinando que o professor procedesse à opção entre os cargos inacumul&aac ute;veis.

Na hipótese, Armando Alves começou a carreira militar em 1983 e entrou na reserva remunerada em 2002, quando ingressou na carreira política como deputado federal pelo estado do Amapá. Não consta dos autos informação quanto à data de ingresso no cargo de professor do estado.

O relator, desembargador federal Wilson Alves de Souza, ao analisar o caso, afirmou que nem a Constituição Federal nem o Estatuto dos Policiais Militares das Polícias Militares dos Territórios Federais do Amapá vedam a acumulação de proventos de cargo de militar com remuneração com o cargo de magistério. “Há tão somente a previsão constitucional de transferência à reserva ao militar que tomar posse em cargo público civil permanente”, asseverou o magistrado.

Segundo o desembargador, “após o advento da Emenda Constitucional 101, de 03 de julho de 2019, que acrescenta o parágrafo 3º ao artigo 42 da Carta para estender aos militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios o direito à acumulação dos cargos prevista no artigo 37, XVI, não restam dúvidas quanto à possibilidade de cumulação dos proventos da inatividade militar com os rendimentos da atividade de magistério”.

Assim, concluiu o relator que se revela ilegal o ato administrativo que determina a escolha para realizar a cessação de uma das fontes de renda de Armando Alves Júnior.


Deixe seu comentário


Publicidade