Política

Mineradora apresenta planejamento para exploração de ferro no Amapá

Estimativa é gerar cerca de 250 empregos diretos e indiretos. Empresa detalhou para técnicos do Governo do Estado os objetivos e projeções de resultados


 

Com o ambiente de negócios cada vez mais atrativo no Amapá, novas empresas têm buscado instalar atividades no estado. Uma delas é a Porto Grande Mineração Ltda. (PGML), uma mineradora de ferro que planeja instalar-se no município amapaense homônimo. O Projeto Ferro Matapi – referência à comunidade localizada em Porto Grande – foi apresentado nesta sexta-feira (14), a técnicos do Governo do Estado.

 

Sediada no Amapá e com capital estrangeiro, a empresa calcula realizar investimento inicial de R$25 milhões, com perspectiva de gerar mais de 100 empregos diretos e outros 150 indiretos, aproximadamente.

 

De acordo com o coordenador de Licenciamento e Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Armando Souza, esta é a primeira etapa do processo de licenciamento para as operações, que ainda terá audiências públicas para a participação da população.

 

Souza acrescentou que a implementação de medidas de equilíbrio fiscal e fortalecimento da economia promovidos pelo Estado apresentam resultados positivos no diálogo com as empresas.

 

“Temos hoje várias empresas do setor de mineração que buscam atuar no Amapá. Cada uma delas vem recebendo o apoio técnico do Estado para o licenciamento, nivelando as informações necessárias para a viabilidade desses novos projetos”, detalhou o servidor.

 

O gerente geral da PGML, Paulo Lisboa, acrescentou, ainda, o grande potencial das jazidas mapeadas na área do município. A concentração de ferro por amostragem ultrapassa 60%, padrão considerado excelente para o beneficiamento do produto.

 

“Estimamos uma produção anual de 540 mil toneladas de minério de ferro, volume que gerará riquezas significativas também para o Amapá. Se contarmos somente a arrecadação de Porto Grande, é estimado um incremento de 25%, que resultará diretamente em mais investimentos à população”, concluiu.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade