Política

Ministério das Comunicações vistoria implantação da “Infovia 00” no Amapá

Na atividade, irá examinar a implementação da “Infovia 00”, marco das ações do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS).


O Ministério das Comunicações (MCom) realiza visita técnica, em Macapá (AP), com uma comitiva de lideranças do Governo Federal, parlamentares, iniciativa privada e servidores do governo. Na atividade, irá examinar a implementação da “Infovia 00”, marco das ações do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que integra o programa Norte Conectado, ambos coordenados pela pasta. A infraestrutura subfluvial irá levar internet de alta velocidade e conectar Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelas cidades paraenses Alenquer, Almeirim e Monte Alegre.

Santarém, terceira cidade mais populosa do Pará, hoje com mais de 308 mil habitantes, será importante ponto de conexão do cabo, que integrará pelo menos 80 polos ribeirinhos na Amazônia. Nas quatro cidades do Pará serão conectadas 72 organizações, entre instituições de ensino, hospitais, poder judiciário e praças. A visita técnica acontece na sexta-feira (14).

“Uma rede típica de telecomunicações na Amazônia, enterrada ou posteada, poderia implicar na destruição de 68 milhões de árvores. O que faremos é uma rede subfluvial que aportará nas principais comunidades sem derrubar nenhuma árvore sequer”, salientou o ministro Fábio Faria, durante apresentação do programa na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). A previsão é que a implantação da rede principal da Infovia 00 seja concluída até 31 de janeiro.

A implantação do cabo de fibra óptica no Amazonas tem início após a aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão avaliou possíveis impactos ambientais e autorizou as licenças para a viabilização do empreendimento, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A construção da Infovia 00 contou com investimento de R$ 94 milhões, a maior parte de recursos do MCom. Houve também repasses do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Justiça e de emenda do Senado. A Infovia é composta por dois segmentos que vão conectar, de forma independente, os cinco municípios. A conexão será feita por quatro segmentos distintos: o 1º entre Macapá e Almeirim; o 2º entre Almeirim e Monte Alegre; o 3º entre Monte Alegre e Santarém; e o 4º entre Santarém e Alenquer.

A infraestrutura de fibra óptica, vinda da Alemanha, tem ao todo 770 quilômetros de extensão. Cerca de um milhão de pessoas, no Amapá e Pará, serão beneficiadas, entre elas ribeirinhos e pescadores artesanais.


Deixe seu comentário


Publicidade