Política

Ministro de Minas e Energia desembarca no Amapá nesta quinta-feira, 19

Bento Albuquerque cumpre extensa agenda no estado. Na pauta, a crise energética que afeta o Amapá desde o dia 3 de novembro. Ele desembarca em Macapá às 15h30.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

A assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia (MME), confirmou ao Diário que o ministro Bento Albuquerque chega ao Amapá na tarde desta quinta-feira (19) para cumprir uma extensa agenda relacionada à crise energética instalada no estado desde o início do apagão, em 3 de novembro, quando a subestação Macapá foi atingida por um incêndio.

O voo presidencial com o ministro sai de Brasília (DF) às 13h, com previsão de chegada prevista para 15h30. Pela agenda, o ministro, já no desembarque, realizará uma visita técnica à subestação de Macapá para acompanhar os trabalhos de restabelecimento do fornecimento da energia elétrica. Ele virá acompanhado por representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de secretários do próprio ministério.

A vinda do ministro ocorre dois dias depois do segundo apagão que deixou 13 dos 16 municípios do estado às escuras. O blecaute ocorreu na noite de terça-feira (17). A carga de 80% que o sistema opera momentaneamente só voltou a ser fornecida na madrugada de quarta-feira (18).

Em nota o MME informou que o fornecimento de energia elétrica apresentou instabilidade, com desligamento e interrupção de 183 MW de cargas, incluindo o transformador da subestação de Macapá, que desligou por segurança, e a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes.

O Amapá entrou no 17º dia de racionamento elétrico com prejuízos que ainda estão sendo contabilizados. A Bancada Federal, em Brasília, tenta buscar fundos econômicos compensatórios para garantir auxílio às famílias e setor de comércio que acarretam prejuízos com o apagão.
A eleição em Macapá, que foi suspensa por insegurança causada pelo apagão, foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) para os dias 6 e 20 de novembro.


Deixe seu comentário


Publicidade