Diário Política

Ministro Waldez Góes conhece projetos que estimulam o desenvolvimento regional por meio da arquitetura e urbanismo

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil também apresentaram ao ministro pesquisas e atividades que podem ser articuladas para recuperar habitações prejudicadas por desastres naturais


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Durante o encontro, foram apresentados projetos para a construção, com apoio da arquitetura e urbanismo, de uma política de desenvolvimento econômico e social de ordenamento territorial do país, orientadora e indutora da preservação ambiental, da redução das desigualdades e de oferta de oportunidades de geração de emprego e renda.

 

Os projetos apresentados se relacionam a áreas como planejamento das cidades e de regiões; habitação, saúde pública e meio ambiente; valorização da arquitetura e urbanismo; tributos e trabalho; educação; e relação com a sociedade.

 

Também foram apresentados exemplos de pesquisas e atividades que podem ser articuladas para recuperar habitações prejudicadas e destruídas por desastres naturais, como chuvas intensas, queda de granizo, inundações e vendavais, entre outros.

 

Outro tema abordado foi o programa Mais Arquitetos, lançado pelo CAU Brasil em abril do ano passado. O foco será a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, que garante às famílias com renda até três salários-mínimos o direito de assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações.

 

Após conhecer as propostas, o ministro destacou que é de responsabilidade do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a articulação e estruturação de projetos com contem com uma transversalidade entre os demais ministérios. Ele também apontou direcionamentos para a comitiva em relação à articulação de redes de contatos.

 

“Senti muita receptividade do ministério. O ministro tem essa preocupação do desenvolvimento territorial sustentável. Na reunião de hoje, já recebemos um direcionamento e conexões que precisamos fazer, não só com o governo federal, mas também com governos locais e municípios”, destacou a presidente do CAU/BR, Nádia Somekh.

 

Também integraram a comitiva do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil o presidente do CAU/AP, Welton Barreiros, os conselheiros Camila Leal e Humberto Mauro, a assessora de Relações Institucionais, Luciana Rubino, o coordenador da Comissão de Planejamento Urbano e Ambiental, Ricardo Mascarello, e o assessor especial da presidência do CAU/BR, Antonio Couto Nunes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade