Política

“O Ranking não reflete só o governo, mas outros indicadores de mercado”, diz Teles

secretário estadual de planejamento, Antônio Teles Júnior, explicou na manhã desta terça-feira, 27, que o Ranking de Competitividade dos Estados funciona como um parâmetro para o mercado escolher o ambiente de melhor investimento e melhor aplicação de recursos.


Teles Júnior deu a explicação em razão do Ranking ter identificado o Amapá como a unidade federativa brasileira que mais avança no país com melhorias em finanças públicas e no potencial de mercado. O estado passou da 25ª posição para a 16ª.

Teles Júnior desmontou a impressão inicial que se teve de que o avanço amapaense, no Ranking, foi em decorrência do desempenho do governo estadual.

“A ideia do ranking é oferecer ao mercado um instrumento que possa identificar quais os estados estão com as melhores marcos regulatórios e com os fundamentos para atrair investimentos”, esclareceu o titular do planejamento.

Em seguida, o secretário disse: “O Ranking não necessariamente reflete apenas o governo, mas também todos os outros indicadores de mercado, e que devem ser avaliados pelo empreendedor, na hora de investir”.

O secretário de planejamento Antônio Teles Júnior falou que as perspectivas amapaenses econômico e financeiras se sustentam: oferta de energia elétrica com o estado no Sistema Interligado Nacional (SIN), integração ao mercado internacional com o agronegócio, regularização fundiária e marco regulatório da Zona Franca Verde aliado o marco regulatório da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana.

“Mas essas são questões de longo prazo que têm um caminho a seguir. O que temos que resolver, logo, são os problemas de curto prazo, como o fiscal, por exemplo, que aflige os estados alvos da crise que tem se repetido com intensidade em todos eles, mais especificamente em 20, o Amapá no meio, que acenam com a possibilidade de decretação de calamidade financeira”, pontuou Antônio Teles Júnior.


Deixe seu comentário


Publicidade