Política

Prefeito Furlan sanciona lei que cria a ‘orla livre’ aos domingos em horário específico

O perímetro a ser fechado será da avenida Pedro Lazarino até a av. Professor Zacarias Alves de Araújo, no horário das 8h às 19h, aos domingos.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Foi sancionada nesta quinta-feira (21) pelo prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan, a Lei 2493/2021, que trata sobre o projeto orla livre, de autoria do vereador Bruno Santos. Como o nome sugere, a ideia é deixar um trecho da orla do bairro Santa Inês livre aos domingos, no horário das 8h às 19h.

“O projeto vai ao encontro de outras soluções que já existem nas grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde há a interrupção do trânsito de veículos automotores para que as pessoas utilizem essas vias interditadas de forma segura, seja para contemplação, lazer, prática de esportes ou brincadeira de crianças. Macapá também precisava de um local como esse. E esse trecho já é usado pelas famílias aos domingos, feriados e sábados, então, a interrupção trará segurança”, explicou o vereador Bruno Santos.

 

O perímetro a ser fechado será da avenida Pedro Lazarino até a av. Professor Zacarias Alves de Araújo. O autor da lei explica que houve diálogo e ainda está acontecendo com os empreendedores e moradores que possam ser impactados com a implementação da restrição.

 

“Fizemos várias visitas, iniciamos diálogos com os empreendedores que ali se encontram e marcamos uma audiência pública que foi realizada na Câmara Municipal de Macapá, onde convidamos todos os atores envolvidos, que acreditamos ter impacto com essa decisão, para conversar com as secretarias e a CTMac”, garantiu.

 

Segundo o prefeito de Macapá, Antonio Furlan, o projeto se integra ao programa Orla Viva, ambos pensados para valorizar o ambiente turístico que temos banhado pelo rio Amazonas.

“A orla é para contemplação, é nosso principal ponto turístico. Sancionar o ‘orla livre’ vem de encontro ao que a gente acredita para a orla de Macapá: um local para lazer, cultura, empreendedorismo, prática de esportes e entretenimento. Estou muito feliz, é o projeto Orla Livre se integrando ao ‘Orla Viva’, que também está em andamento”, celebrou Furlan.

 

Para evitar transtornos, várias secretarias e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) estudaram toda a viabilização do ‘orla livre’, explica o prefeito.

“A CTMac discutiu a elaboração do projeto com o vereador Bruno. Quero deixar claro à população que tudo será feito em acordo, não existe nada de imposto na nossa gestão. Vamos iniciar e, se necessário, a gente faz as alterações necessárias”, finalizou o prefeito.

https://www.youtube.com/watch?v=C0kTLiFVmPk


Deixe seu comentário


Publicidade