Política

Prefeitura de Macapá prorroga decretos que suspendem atividades de campanha eleitoral, bares, similares e flexibiliza atividades esportivas

Em virtude do momento do apagão, do alto nível de estresse da população causado pelo incidente, o Município flexibilizou o funcionamento presencial de atividades esportivas.


A Prefeitura de Macapá, por meio dos Decretos Municipais nº 3.538/2020 e nº 3.555/2020, prorrogou a suspensão de todo tipo de atividade política de campanha eleitoral que gere aglomerações como adesivagem, bandeiradas, reuniões, comícios e caminhadas.

As medidas são preventivas de combate ao Coronavírus e se devem ao aumento de casos nas últimas semanas. Os decretos foram assinados pelo prefeito Clécio Luís e passam a vigorar a partir desta quarta-feira, 18 de novembro, e têm vigência de 14 dias. O Decreto Municipal n° 3.538/2020 institui que atividades como adesivagem, caminhadas, bandeiradas, reuniões políticas e todo tipo de atividade de campanha que puder ocorrer aglomeração estão suspensas pelos próximos 15 dias.

Por meio da assinatura do Decreto Municipal n° 3.555/2020, continua prorrogada a suspensão do funcionamento de bares, boate, de atividades de empresas de eventos, clubes de lazer e recreação, balneários, parque de diversões e similares pelo período de 14 dias. Mas as atividades esportivas foram flexibilizadas desde que não haja público.

O prefeito Clécio Luís disse que essas medidas são preventivas de combate ao Coronavírus. “O mais importante ainda é a conscientização das pessoas de que a pandemia não acabou. Nós tivemos um aumento significativo de casos. Enquanto não surgir a vacina, temos que aprender que cada um deve fazer a sua parte com responsabilidade. Poderemos enfrentar esse vírus, porque ele não acabará de uma hora para outra. É importante ressaltar que temos que continuar com todos os cuidados de higiene, lavando as mãos, sempre tendo álcool gel em mãos e mantendo o distanciamento”, explicou.

Decreto Municipal nº 3.538/2020, referente à suspensão de atividades de campanha eleitoral:

– Adesivagem

– Bandeiradas

– Reuniões

– Comícios

– Caminhadas

Atividades suspensas de acordo com o Decreto de nº 3.555/2020:

– Bares e similares – SUSPENSO

– Boates – SUSPENSO

– Clubes de lazer e recreação, balneários e casas de eventos – SUSPENSO

– Empresas de promoção, organização, produção e montagem de feiras, congressos e eventos-SUSPENSO

– Parque de diversões, aluguel, e utilização de brinquedos, camas elásticas, balões, piscinas de bolinhas e similares em logradouros públicos e privados-SUSPENSO

Atividades esportivas liberadas das 6h às 22h:

– Academias de musculação, centros de treinamento, box de crossfit, ginástica, danças individuais, funcional, pilates e demais estabelecimentos de condicionamento físico – PRESENCIAL

– Atividades de esportes coletivos em clubes, praças, arenas, ginásios, quadras poliesportivas e similares – PRESENCIAL

– Esportes de Contato (jiu-jitsu, judô, taekwondo, submission, MMA, boxe, muay thai, capoeira e similares) – PRESENCIAL

– Escolas de natação e hidroginástica – PRESENCIAL

– Escolas de dança de salão, balé e similares – PRESENCIAL

– Escolinhas de futebol em campos society, arenas de esporte, quadras e ginásios – PRESENCIAL

Entre outras medidas e atividades suspensas confira as regras na íntegra dos novos decretos pelo link: http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos/.

Quando procurar uma UBS?

 Quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória a população pode buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Unidade de Saúde Covid Santa Inês. O paciente receberá uma avaliação, se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

Exames disponíveis

Neste momento de apagão e rodízio de energia elétrica, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta para detecção de Covid-19 os exames de sorologia nas Unidades Covid e testes rápidos. Todos estão disponíveis no Laboratório Covid, localizado na Avenida FAB; e no Laboratório Covid móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú.

A Prefeitura de Macapá continua com os serviços de testagem em massa da população para assintomáticos, com três pontos de testagem nesta semana. O serviço  está sendo ofertado no Laboratório Covid, na Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 19h; no laboratório móvel da Carreta da Saúde, na praça da rodovia do Curiaú, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e nas vans, localizadas na Rua Salgado Filho, atrás da Escola Coaracy Nunes, no Centro. Com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Cuidados de higiene

– Lave as mãos com frequência.

– Usar sabão e água ou álcool em gel.

– Manter a uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.

– Usar máscara.

– Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca.

– Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.


Deixe seu comentário


Publicidade