Política

Presidente da Alap destaca ação de prefeitos na crise provocada pela Jari Celulose

Alliny Serrão diz que há funcionários da empresa há sete anos sem receber pelos seus trabalhos


 

Douglas Lima
Editor

 

A deputada estadual Alliny Serrão informou na manhã desta segunda-feira, 24, que Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Almeirim (PA), cada município desses através de seu próprio prefeito, mas em conjunto, estão levando para a bancada parlamentar amapaense, em Brasília, relatos da crítica situação social e econômica em que se encontra o Vale do Jari em decorrência da crise gerada pela empresa Jari Celulose.

 

Alliny é presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), nascida em Monte Dourado, distrito do município paraense de Almeirim, onde está a Jari Celulose também com influência capital na outra margem do rio Jari, o lado amapaense onde ficam Vitória do Jari e Laranjal do Jari. A hoje deputada estadual já foi prefeita  de Laranjal do Jari, posto atualmente ocupado pelo esposo dela, Márcio Serrão.

 

A presidente da Alap registrou que a Jari Celulose enfrenta há tempos vários problemas que ora desembocam em pedido de recuperação judicial com promessa de que deseja retomar a sua industrialização. Mas enquanto nada é resolvido em definitivo, os problemas sociais e econômicos vão avolumando-se no Vale do Jari.

 

“Há funcionários que há mais de sete anos não recebem pelos seus trabalhos; três mil deles foram desligadosda empresa”, lamentou a parlamentar, mostrando que isso, em razão do grande impacto que provoca, causa grandes transtornos na região. O governo do Amapá tem tido grande participação na mitigação dos problemas no Vale do Jari, ajudando com alimento os trabalhadores parados.

 

Alliny registrou, na entrevista, que apesar da Jari Celulose se encontrar no Pará, o governo do estado vizinho tem sido o grande ausente na crise. Enquanto isso, os prefeitos Maria Lucidalva (Almeirim), Márcio Serrão (Laranjal do Jari) e Ary Duarte da Costa (Vitória do Jari) estão juntos levando demandas para a bancada federal. A deputada chegou a dizer que há esperança de que o BNDES venha a financiar a Jari Celulose para que a indústria retome as suas atividades.

 


Deixe seu comentário


Publicidade