Política

Presidente da CEA se empenha para que prefeitura assuma logo iluminação pública

Legalmente, a iluminação pública é de responsabilidade dos municípios, mas no estado do Amapá há ou havia a cultura do governo do estado, através Companhia de Eletricidade, assumir o serviço.


O presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Marcelino Machado Neto, procurou o prefeito Clécio Luís para tratar da entrega da iluminação pública de Macapá à administração do município.
Marcelino informou que o diálogo com o gestor da capital, foi pelo telefone, informando-lhe que como os ajustes da entrega já estão praticamente finalizados, resta apenas homologar o processo.
O presidente esclareceu que a prefeitura ainda está sem se responsabilizar pela iluminação pública da capital em razão da reunião para formalizar a medida, com a presença do Ministério Público, ter sido cancelada.
Legalmente, a iluminação pública é de responsabilidade dos municípios, mas no estado do Amapá há ou havia a cultura do governo do estado, através da Companhia de Eletricidade, assumir o serviço.
O prefeito Clécio Luís participou de todas as tratativas para o repasse. Segundo consta, logo ele assinará a homologação do serviço.
Ao informar sobre a questão, o presidente da CEA esclareceu que a companhia, hoje, não é mais uma concessionária de distribuição de energia, apenas uma prestadora de serviço ao governo federal.
Marcelino esclareceu que a Companhia de Eletricidade do Amapá continuará existindo até junho de 2018, quando impreterivelmente passará para o controle privado, depois de leilão a ocorrer até fevereiro do mesmo ano.
O administrador ainda explicou que o papel da atual direção da CEA é não deixar que os indicadores de qualidade de distribuição de energia elétricxa sejam degradados; não permitir a continuidade de perdas do produto e fazer um fluxo de caixa, o que deverá melhorar a partir de janeiro com a aplicação do reajuste tarifário de quase 50%.


Deixe seu comentário


Publicidade