Política

Randolfe defende exploração de Petróleo na costa do Amapá e se compromete a fazer articulações

Desde 2011, Randolfe levanta a pauta da necessidade de diversificar a economia do estado


 

O senador do Amapá e líder do Governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede) foi um dos primeiros parlamentares a defender o Petróleo como saída econômica para o desenvolvimento do Amapá e afirmou levar as necessidades do Estado ao presidente Lula para buscar mais celeridade ao processo.

 

No início de 2023, inclusive, publicou artigo em defesa da pauta, após a obtenção da licença para desenvolver a “avaliação pré-operacional” do projeto de exploração de petróleo e gás na costa do Amapá.

 

O movimento criou grande expectativa de início das atividades petrolíferas, o que pode vir a estimular de forma significativa as atividades econômicas no Estado, em particular no município do Oiapoque.

 

Desde 2011, Randolfe levanta a pauta da necessidade de diversificar a economia do estado, com as possibilidades geradas pela exploração de petróleo. Foram diversas agendas com a Petrobras, além de seminários no Amapá e reuniões com as lideranças políticas do Brasil.

 

Mais recente, em parceria com o Governo do Amapá e o SESI-SENAI, foi realizado um importante seminário que tratou do assunto, com ênfase para a geração de energia a partir do hidrogênio verde.

 

Petróleo

A denominada “Margem Equatorial”, da qual faz parte o bloco localizado na costa do Amapá e que se estende até o litoral do Rio Grande do Norte, é a grande aposta para manter a segurança de produção de petróleo no Brasil, com reservas estimadas em 30 bilhões de barris. Importante destacar que a premissa é adotar tecnologia de extração de petróleo e gás com a mínima emissão de gases de efeito estufa.

 

“Estamos empenhando todos nossos esforços para priorizar as compras de bens e contratação de serviços de empresas locais; para que a seleção de pessoal favoreça a força de trabalho amapaense; para aproveitar o momento e aprimorar a infraestrutura dos municípios confrontantes, além de patrocinar ações de responsabilidade social, como assistência, inclusão e redução de vulnerabilidades”, explicou o senador.

 

Randolfe ainda destaca a necessidade de aproveitar as oportunidades do petróleo. “Nosso Amapá é rico e cheio de possibilidades de exploração sustentável. Estamos com grandes expectativas no que diz respeito à exploração do petróleo”, explicou o senador.

 

A Petrobras já se prepara para perfurar o primeiro poço a 160 km da Costa amapaense. “O objetivo é produzir petróleo e gás com segurança ambiental. Isso representa muito para o nosso estado e para a economia do Amapá!”, completou Randolfe.

 

A expectativa é que quando os poços da foz do Amazonas entrarem em operação, vão gerar alternativas de emprego, renda e tributos (em especial os royalties da atividade petrolífera), internalizando os benefícios e promovendo o desenvolvimento da economia estadual.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade