Política

Randolfe e prefeitos do Amapá vão a São Paulo em busca de vacina para combater o coronavírus

De acordo com o plano estadual de imunização, recentemente divulgado, só na primeira etapa de vacinação serão necessárias 172 mil doses.


Nesta sexta, 15, por iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (REDE) uma comitiva formada por prefeitos e parlamentares do Amapá esteve em São Paulo para tratar com o Instituto Butantan e o Governador do Estado, João Dória, a garantia da vacina Coronvac para combater o coronavírus junto aos amapaenses.

Durante a manhã, a comitiva formada pelos prefeitos de Macapá, Dr. Antonio Furlan, e Santana Bala Rocha e de Mazagão, Professor Dudão Costa e demais autoridades foi recebida pelo diretor do Instituto Butantan, Paulo Capelotto, que forneceu os detalhes sobre a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto com a empresa Sinovac.

O instituto garantiu que mantém o acordo feito com a prefeitura de Macapá de 20 mil doses (para imunizar, primeiramente, profissionais do grupo de risco. No caso saúde e educação) do imunizante para a capital amapaense, porém a liberação precisa seguir os tramites e aguarda a finalização do prazo de prioridade do Governo Federal, por meio do Plano Federal de Imunização Nacional, até o final do mês de março. O prefeito da capital amapaense calcula que a cidade vai precisar de cerca de 250 mil doses de imediato. Cada frasco permite dez aplicações.

A previsão é que até o mês de abril o Instituto venha a produzir 46 milhões de doses. A produção será destinada para municípios brasileiros e países da América do sul.

À tarde a comitiva foi recebida pelo Governador de São Paulo, João Dória para mais tratativas. “Concluímos a nossa jornada em São Paulo e saímos coma segurança que teremos vacina, embora precisemos aguardar a iniciativa do Governo Federal. É necessária a liberação dos registros das vacinas. Que a Anvisa o faça o quanto antes”, afirmou o senador Randolfe. Dória garantiu que facilitará a liberação do imunizante caso o governo federal não seja breve.

 

INFLUENZA
O senador Randolfe Rodrigues mediou a solicitação feita pelo prefeito da capital amapaense e o Instituto Butantan fará a liberação imediata de mais de 20 mil doses de vacina contra a influenza para Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade