Política

Randolfe promete mobilizar bancada para garantir recursos para

Senador recebe Reitora da Unifap e articulação reunião com senadores e deputados para a próxima semana



 

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) recebeu na manhã desta quinta-feira, 2, no seu gabinete, em Brasília, representantes e a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti. Eles foram a Brasília com o objetivo de garantir recursos para a construção do Hospital Universitário (HU), em Macapá, cujas obras deverão ser iniciadas em janeiro de 2016. A obra tem o orçamento total de R$ 167 milhões, com dos recursos já garantidos pelo Ministério da Saúde. “Temos confirmados para o início das obras, pelo MEC, R$ 10 milhões, mas já estamos prevendo dificuldades orçamentárias para que o MEC libera o total dos recursos previstos, por isso estamos buscando o apoio da bancada federal do Amapá para que o Hospital Universitário seja uma realidade”, justificou Supérti.

Para Randolfe, a importância do Hospital Universitário é inquestionável, porque vai atender grande parte da demanda das necessidades na área de Saúde do estado: “Da minha parte, podem ficar certo que vou disponibilizar emendas do orçamento para 2016. Entretanto, eu prometo que vou articular uma reunião com toda a nossa bancada para a próxima semana, porque com a sensibilidade e a união de todos esse projeto será concretizado”, comprometeu-se o Senador.

O início da construção do Hospital Universitário em janeiro de 2016 foi anunciado com exclusividade pela Reitora Eliane Supérti no último dia 29 de junho, ao Diário do Amapá, e confirmado em entrevista no dia seguinte ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9).

A Reitora informou ainda que o HU será um hospital referenciado, que receberá pacientes que já vem de outros atendimentos médicos, e terá clínica médica; cirurgia, pediatria, obstetrícia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, nefrologia, buco-maxilo e reabilitação, além de serviço de Urgência e Emergência referenciado como obstetrícia de alto risco, serviço de diagnóstico por imagem: raio-x convencional e telecomandado; mamografia; tomografia computadorizada; ultrassonografia/ecocardiografia; densitometria óssea; serviços de endoscopia digestiva, respiratória; uro-gincecológica; além de serviço de apoio diagnóstico por métodos gráficos: ECG, EEG, Mapa, holter e teste ergoespirométrico.

O HU funcionará ainda com serviços de média e alta complexidade, na primeira etapa, serão dois nefrologia e traumatologia. “Serão construídos na 1ª etapa 200 leitos, sendo 140 leitos gerais e mais 60 leitos de UTI. O projeto de elaboração do HU será entregue pela empresa até no máximo no início de novembro, e imediatamente após será realizado o processo de licitação da construção, com previsão das obras para o início de 2016, previu Eliane Supérti”.


Deixe seu comentário


Publicidade